Trabalho recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do livro “A organização do Trabalho no Séc. 20” do autor Geraldo Augusto Pinto.
O autor vai iniciar seu livro abordando a temática “Organização do trabalho”, desde os tempos de sistema de produção baseado em acordos, sem a recompensa salarial, até o capitalismo que pode ser visto nos dias de hoje. Logo no primeiro capítulo, será realizada uma discussão acerca do entendimento dapalavra trabalho, de fato. Para muitos um mal necessário, já que nem sempre é desejável, mas é essencial para a sobrevivência.
“Dessa última constatação, isto é, o trabalho como algo imanente à espécie humana, pode-se deduzir quão longe está à origem das preocupações dos homens e mulheres com relação à organização de suas atividades de trabalho, ao longo da história da humanidade – seja no âmbito dasrelações sociais internas aos grupos familiares que constituíram, entre esses grupos nas ordens comunais, tribais e nas diversas formas de sociedade surgidas ao longo da história.” (A organização do Trabalho no Séc. 20 – Pág. 18).
Esse homem que representava a mão de obra antigamente, não sabia de fato por quais motivos lutar contra a exploração que sofria dos empregadores. Na idade média, osservos trabalhavam apenas para obter alimento e moradia, sem qualquer benefício a mais para outros tipos de necessidades. A pergunta é: Por que esses homens não lutaram a favor de seus direitos? A resposta é simples. Estes não sabiam os seus próprios direitos e se contentavam com o pouco que conseguiam. Essa reação, com o passar dos anos, sofrerá uma mudança, pois o homem passa a enxergar seuverdadeiro valor frente a uma sociedade exploratória.
Com o surgimento das primeiras revoluções indústrias, o modelo de produção irá se modificar, surgindo o modo de produção capitalista, baseada na relação empresariado x trabalhador, que passa a vender sua capacidade de trabalho em troca de salários.
“No início desse processo – quando houve a definitiva apropriação dos instrumentos de trabalho, dasterras e matérias-primas pelos empregadores capitalistas, deixando os antigos artífices à venda de seus conhecimentos e de sua forma de trabalho como único meio de vida – as fronteiras entre as áreas de planejamento, coordenação, controle e execução das atividades de trabalho ainda permaneciam difusas e pouco polarizadas, obviamente em vista do maior domínio técnico mantido pelos trabalhadoresatravés de suas gerações.” (A organização do Trabalho no Séc. 20 – Pág. 21).
A partir disso, ocorrerá uma separação entre uma administração dos meios de produção (gerência), por parte dos empregadores e a produção direta, ou seja, a execução das atividades, que ficará a cargo dos trabalhadores. O patrão vendo a necessidade de aumentar a produção, devido a fatores externos, também precisou aumentar oquadro de funcionários, porém não da forma correta. Mulheres e crianças realizavam longas jornadas de trabalho em condições precárias, porém sem o direito de questionamento, pois era necessário trabalhar, a fim de sustentar a família. O autor cita “A grande proliferação de estratégias cada vez mais agressivas visando aumentar as escalas de produção, padronizar a qualidade dos produtos, diminuir oscustos de produção e transporte etc., consolidou e levou ao mais cruel estágio o controle sobre o trabalho humano empregado na produção, tido cada vez mais, pelos empregadores, como simples “ingrediente” dos processos produtivos, agora realizados em lugares especialmente determinados para tal.” (A organização do Trabalho no Séc. 20 – Págs. 22-23).
Com o surgimento da mecanização, o homem acabaperdendo seu verdadeiro valor, dando início a chamada automação do trabalho. O autor faz uma referência a este assunto na página 24, conforme citação a seguir: “A partir desse período, a evolução das técnicas de produção, em sua grande maioria extraída do conhecimento dos trabalhadores, combinada com o desenvolvimento científico aplicado aos processos produtos, possibilitou um avanço da mecanização...
tracking img