Trabalho realizado sobre ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ginástica Laboral – Conceitos e Aplicações

Ginástica laboral
>> O que é Ginástica laboral?
 
Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde o trabalhador.
A ginástica Laboral traz grandes benefíciospara as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.
Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais.
Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador.
Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ousociais (espírito de equipe, confiança) também são bastante citados em estudos diversos.
 
>> Benefícios para a empresa: 
“Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa”.
Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também adiminuição dos acidentes de trabalho.
Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.
Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais eoutros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.
 
>> Benefícios físicos para o trabalhador
Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado.
A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.
Desse modo trabalhadores queutilizam seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização, similar, por exemplo, à lesão de um atleta aofinal de uma competição extrema. Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes.
Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores. 
>> GanhosFisiológicos
* Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico;
* Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;
* Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;
*  Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência,promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
* Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
* Redução da sensação de fadiga no final da jornada;
* Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;
* Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano; >> Ganhos Psicológicos
* Motivação por novas rotinas;
* Melhora do equilíbrio biopsicológico;
* Melhora da auto-estima e da auto-imagem;
* Desenvolvimento da consciência corporal;
* Combate as tensões emocionais;
* Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas.
 >> Ganhos Sociais
* Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;...
tracking img