Trabalho quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Química



Os Efeitos da Química









Este trabalho fala sobre os efeitos da química em nossas vidas.

Estes efeitos podem ser divididos em diversos aspectos como por exemplo: na área da medicina, da veterinária, na toxicologia, etc., os quais estão respectivamente listados abaixo. Como a química abrange uma área bastante grande as quais não são somente aslistadas acima mas também várias outras que não foram citadas, não devemos nos restringir somente àquilo a que estamos acostumados a saber sobre o conceito de química, por isso eu fiz um estudo bastante abrangente de seus efeitos para termos idéia de quão grande é a química. Portanto, este trabalho será mais bem aproveitado por estudantes e interessados na área de química.

As fontes depesquisas utilizadas foram revistas "superintessante", entre outras especializadas em cada aspecto.



Everton Herzer.









1.Toxicológica



Aspectos Positivos



1.1.1 - Sai o ponto entra a cola da cascavel

As colas de pele ou de outros tecidos do corpo humano não são novidades. No ano passado os cientistas anunciaram uma inovação sensacional: a de que o terrívelveneno da cascavel, assim como o da jararaca, pode aumentar muito a eficiência das diversas colas de pele existentes. A partir disso os brasileiros inventaram uma cola nacional, que tem tudo para superar as concorrentes. O segredo das cobras é que seu veneno contém um complicado coquetel de moléculas dos mais variados tipos e formas. O feito do pessoal de Botacatu foi achar nesta farmácia viva umasubstância classificada como "enzima tipo trombina", que é capaz de soldar ao tecidos biológicos. O produto brasileiro apresenta duas vantagens potenciais. Primeiro, evita o risco de contágio por trocar o fibrinogênio do homem pelo do boi. Depois, substitui a trombina do boi pela da cascavel. Os testes mostram que ela é até 500 vezes mais eficaz na cicatrização.



1.1.2 - Cientistas copiamreceita da jararaca

Muito antes de fornecer o ingrediente fundamental para uma nova cola de pele, a imensa riqueza bioquímica do veneno da jararaca já havia dado aos pesquisadores brasileiros um importante remédio para a pressão alta. O principal responsável foi o médico Sérgio Ferreira. Embora não tenha chego lá, o médico brasileiro marcou um ponto notável na medicina contemporânea. O que elefez foi isolar, em 1965, uma proteína do veneno da jararaca que, depois de muito trabalho, acabou se transformando em remédio para pressão alta. A primeira pista vinha de uma conseqüência estranha da picada da jararaca: ela provoca uma súbita queda de pressão nas vítimas. Como reduzia com rapidez a forças da corrente sangüínea nas artérias, parecia lógico que podia virar remédio contra a pressãoalta. Ou seja, o medicamento tão procurado parecia estar à mão. Quer dizer, o remédio até poderia ser vendido, mas por ser escasso sairia caro demais. Mas somente como uma espécie de molde químico. A partir daí foi possível montar uma substância artificial que podia ser produzida em massa.



1.1.3 - Víbora malaia anima médicos canadenses

A cola de pele e o remédio para a hipertensão nãosão os únicos benefícios que os cientistas esperam tirar dos veneno das cobras. O foco principal dessas corridas são os analgésicos, medicamentos contra o câncer e para doenças associadas ao coração, como a trombose. No Canadá, um extrato de víbora já virou remédio experimental contra derrames. Mas estejam onde estiverem, os pesquisadores sabem muito bem que os resultados práticos não são paradepois de amanhã.



1.2 Aspecto Negativo



1.2.1- Metanol

Utilizado como combustível misturado com o álcool e a gasolina, vêm causando alterações nas células dos frentistas que lidam com o metanol. Essas alterações ocorriam nas células que apresentavam micronúcleos, aberrações nos cromossomos que podem evoluir para o câncer. Outro que se surpreendeu foi o coordenador do Centro de...
tracking img