Trabalho psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

Ângela maria de oliveira

Ângela maria de oliveira

um olhar psicológico sobre os “meninos e meninas que moram nas ruas”.

um olhar psicológico sobre os “meninos e meninas que moram nas ruas”.

Goiânia
2010

Goiânia
2010

ângela maria de oliveira

um olhar psicológico sobre os “meninos e meninas que moram nas ruas”Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia geral da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Orientadoras: Prof.ª Esp. Edar Jessie/
Prof ª Lisnéia Rampazzo

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 9

ANEXOS 10

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo abordar sobre a dura realidade das crianças e adolescentes que vivem nasruas e saber qual o importante papel da psicologia neste contexto.
No primeiro momento iremos abordar a realidade das crianças e adolescentes que moram nas ruas em nosso município. Em segundo a psicologia e suas contribuições, e em terceiro e último, o apoio da psicologia no atendimento social e psicológico para crianças e adolescentes nesta situação.
Objetivo. Este trabalho teve como objetivomostrar a realidade das crianças de rua em Goiânia. Crianças em situação de risco social e pessoal, enfatizando aspectos psicológicos do desenvolvimento, mostrando os projetos e programas realizados em nossa região.

Acadêmicaserviçosocialuniversidadenortedoparaná(UNOPAR).E-mail:angelamariagaetta@hotmail
Professora Serviço Social Edar Jessie E-mail: edarjessie@gmail.com____________________________________________________________

_____
2. Desenvolvimento: “Um olhar da Psicologia sobre os meninos e meninas que moram nas ruas”.
Dá-se o nome “meninos de rua” ás crianças para as quais as ruas tenha se tornado sua residência fixa ou habitual ou a sua fonte de subsistência, assim que experimentam a vida nas ruas, as crianças tendem a permanecer cada vez mais nelas, devido avários fatores como distância de seus lares e também a falta de intervenção significativa por parte dos pais. Estas crianças acabam por deixar de lado toda e qualquer vida familiar que já puderam experimentar antes. Então quando dizemos meninos (as) de rua nos referimos á uma porção da sociedade formada por crianças e jovens carentes e abandonados que lida com as ruas diariamente. Portanto paraentendermos sobre o olhar da psicologia sobre a problemática de crianças e adolescentes que moram nas ruas, é preciso antes de tudo entendemos e conhecermos qual é a verdadeira realidade no município de Goiânia.
Em Goiânia como em outros estados do Brasil existem crianças e adolescentes vivendo nas ruas, esta realidade ainda faz parte do cenário em nosso estado, aqui as crianças de rua muitas vezes sãovistas como ladrões, bandidos baderneiros, enfim, como uma ameaça à sociedade. São temidos porque por ela são excluídos. Essas crianças, porém, freqüentemente vendem doces ou adesivos e nem sempre acabam se envolvendo em alguma pequena atividade ilícita, o que pode ligá-las a outros tipos de crimes considerados mais sérios. Aqui em Goiânia podemos notar que são vários os motivos que levam ascrianças para as ruas, em geral elas vêem de comunidades carentes onde as relações familiares são turbulentas, onde ocorre agressão física e violência sexual forçam as crianças a deixarem seus lares. Outras são escaladas por sua família a trabalhar nas ruas para contribuir com a renda. Como não existe algum lugar apropriado e seguro a essas crianças, uma vez que o governo não oferece abrigo a elas,então a única alternativa restante é viver sobre calçadas e sob chuva e sol, nas ruas.
Em Goiânia anteriormente o trabalho era realizado pela instituição não governamental A Sociedade Cidadão 2000 que prestava serviço ao município de Goiânia, mais que hoje atualmente esta instituição foi extinta. Por isso esse trabalho está sendo feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o...
tracking img