Trabalho psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consultoria em Gestão

Os insetos já nascem programados. Uma abelha operária não precisa fazer cursos para desempenhar seu papel dentro da complexa sociedade das abelhas. Se um inseto aprende alguma coisa diferente do seu padrão durante a vida, deve ser muito pouco e seus mecanismos de disseminação daquilo que foi apreendido ainda nos são quase desconhecidos. Sabemos que podem trocarinformações entre si, porém não parecem capazes de mudar o seu comportamento, que já vem geneticamente definido. Neste contexto, uma abelha rainha não trocará de função com um zangão, nem temerá um golpe de estado por parte de uma líder operária descontente.
Nos animais mais evoluídos parece existir uma progressiva mudança na capacidade decisória individual. A competência de aprender e mudar sua realidadevai crescendo progressivamente entre os répteis, aves e mamíferos. Finalmente, nos primatas o poder do aprendizado e da mudança, se torna cada vez mais evidente. Atingindo seu ápice nos seres humanos.
Mesmo assim a nossa própria capacidade de mudar nosso padrão de comportamento é limitada. Não nascemos 100% programados, porém nascemos indefesos e apenas com o auxílio dos outros, da família e dasociedade conseguimos sobreviver e evoluir. Aprendemos e continuamos a aprender, no entanto, a mudança de nossas crenças individuais, da nossa visão de mundo e dos nossos paradigmas, ocorre com muita dificuldade.
Em nosso mundo a compreensão da realidade, o sucesso e a felicidade exigem uma atitude equilibrada, racional e pouco egoísta. Aprendemos muito mais com os outros e através deles do queexclusivamente por nossa conta. Precisamos de know‐how, mas precisamos muito mais de conselhos. Conselhos de parentes, amigos, profissionais, enfim precisamos aprender a ouvir, ponderar e aceitar.
Durante a história humana alguns profissionais se dedicaram quase que exclusivamente a aconselhar as outras pessoas. Houve uma mudança no perfil daqueles que os consultavam, na abrangência das consultas ena quantidade de pessoas que procuravam se consultar. No passado, apenas os ricos e poderosos tinham acesso a algum tipo de aconselhamento, portanto a quantidade de consultores e consultados era bem pequena. Depois da Revolução Industrial a consultoria se democratizou e se tornou mais técnica. Quanto mais caminhamos para uma sociedade baseada no conhecimento e na mudança, mais necessitamos daconsultoria técnica e de consultores.

O termo consultor vem do italiano: CONSIGLIERI aquele cujos conselhos são preciosos e respeitados. Exemplo: NIccolo Michiavelli na renascença escreveu O Príncipe era chamado de CONSIGLIERI em sua época. Ainda hoje na tradição italiana existem os CONSIGLIERI.
Também existe no latim o verbo: CONSULTORE significa consultar alguém. Na Grécia antiga, há mais de3.000 anos existiam os oráculos e pitonisas, videntes que através dos deuses viam o futuro e aconselhavam através de consultas sobre os resultados de batalhas, negócios, etc..
Na atualidade, onde há desafios ou mudanças existe a necessidade cada vez maior de consultoria, sendo que o maior desafio da consultoria não reside na mudança das técnicas, equipamentos ou modelos – mas na mudança das pessoas.Mudar as atitudes individuais e coletivas fazendo com que as pessoas colaborem e de adaptem aos novos desafios impostos. O maior desafio da gestão está nas pessoas. Em desenvolvê‐las, aconselhá‐las e promover as mudanças. Daí a importância da consultoria voltada à Gestão de Pessoas. Nosso trabalho será: como, porque e quando prestar esta consultoria.

O Atual Cenário Empresarial

O conceitode consultoria não é novo, os faraós egípcios já se aconselhavam com seus consultores há mais de 4.500 anos atrás.
No mundo moderno, um a série de forças passou a amplificar e modificar a necessidade de consultoria. Estas forças são chamadas de MEGATENDÊNCIAS. As MEGATENDÊNCIAS produzem mudanças no mundo empresarial. Não podemos prever o futuro, mas as raízes do futuro já convivem conosco no...
tracking img