Trabalho Psicologia Organizacional GABRIEL ELIABE MOREIRA

2384 palavras 10 páginas
Psicologia Organizacional
Gestão de Recursos Humanos - 1° Período

Aluno: Gabriel Eliabe Moreira

Inteligência Emocional
Capítulo 4 – Personalidade e emoções
Livro: Comportamento Organizacional

John Beardean, um bom executivo no ramo imobiliário, afirma que por não controlar as suas emoções, ele não tinha a empatia das pessoas. Após ter feito um teste de personalidade, mudou a forma de pensar e na maneira de como lhe dar com as pessoas.

O que é personalidade?
A personalidade descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo, ou seja, uma soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.
O que determina a personalidade?
A personalidade parece ser resultado de ambas as influências (hereditariedade ou do ambiente) de acordo com a situação do momento.
Traços de personalidade:
Quando um indivíduo se porta em um grande numero de situações, são chamadas de traços de personalidade. Ex: timidez, agressividade, submissão, preguiça, ambição, lealdade e acanhamento.
De acordo com os pesquisadores, acreditam que os traços de personalidade podem ajudar na seleção de funcionários, na adequação das pessoas ao trabalho e na orientação para o desenvolvimento da carreira de cada pessoa.
Hoje existem duas abordagens dominantes na identificação e classificação dos traços de personalidade. Sendo elas: o Indicador de Tipos Myers-Biggs e o Modelo Big Five. - Indicador de Tipos Myers-Briggs: É um teste de personalidade com cem questões para que as pessoas respondam como agem ou como se sentem em determinadas situações. Com base nas respostas, as pessoas são classificadas como extrovertidas ou introvertidas (E ou I), de bom-senso ou intuitivas (S ou N), racionais ou emocionais (T ou F) e perceptivas ou julgadoras (P ou J). Trata-se de uma ferramenta valiosa para auto avaliação e que pode ser de

alguma valia para a orientação de carreiras. Mas não deve ser utilizado como teste para seleção de candidatos a emprego.

-

Relacionados