Trabalho prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TRABALHO SOBRE O CORPO HUMANO
1º Ano do Ensino Médio

SISTEMA NERVOSO
Alunos: Rayssa Naressi, Álvaro Bazana, Uillian Andrade
Turma: 104
Professor responsável: Arine Frizzo

Novembro/2011
Santiago – RS

INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se a um questionário sobre o sistema nervoso, com o objetivo de estimular a leitura sobre o tema, possibilitando escrever o assuntoe estimular o raciocínio

Sistema nervoso

O sistema nervoso é de grande importância, pois precisamos dele para perceber, transmitir a todo o corpo e efetuar respostas adequadas a esses mesmos estímulos. Este sistema funciona igualmente como coordenador e integrador das funções das células, tecidos, órgãos e aparelhos, de modo a que se obtenha um todo que funcione como uma unidade. Osneurônios também são componentes do nosso sistema, especializados em receber e transmitir impulsos nervosos. Impulso nervoso é o nome dado aos sinais que os nervos transmitem ao encéfalo, através dos nervos e da medula espinhal. O impulso nervoso, que percorre o neurônio, é de natureza eletroquímica e resulta de modificações internas e externas da membrana neural. Essas alterações, que constituem oimpulso nervoso, sempre começão nos dentritos, e caminham do corpo celular para o axiônio. Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. A sinapse é considerada uma estrutura formada por: membrana pré-sináptica, fenda sináptica e membrana pós sináptica. Assinapses ocorrem no "contato" das terminações nervosas chamadas axônios, com os dendritos de outro neurônio. O contato físico não existe realmente, pois há um espaço entre elas, denominado de fenda sináptica, onde ocorre a ação dos neurotransmissores. Dos axônios, são liberadas substâncias(neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam os receptores pós-sinápticos.

Principaiscomponentes do sistema nervoso central

Encéfalo
As informações vindas das diversas partes do corpo, chegam até as partes específicas do encéfalo, chamadas de centros nervosos, onde são integradas para gerar ordens de ação na forma de impulsos nervosos que são emitidas às diversas partes do corpo através das fibras motoras presentes nos nervos cranianos e espinais, ou seja, o encéfalo é um conjunto deestruturas que estão anatomicamente e fisiologicamente ligadas, sendo elas:

Cérebro
É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, Quando cortado, o cérebro apresenta duas substâncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o córtex cerebral. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controlauma atividade específica. No córtex estão agrupados os neurônios. O cérebro é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas as emoções, como o amor, o ódio, o medo, a ira, a alegria e a tristeza, também são controladas pelo cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviadospelo organismo e pelo exterior.
Cerebelo
O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora, dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, etc.

Ponte
A função da ponte em todos os vertebrados, com exceção dos mamíferos é servir de centro da visão.Nos mamíferos tem função de elo de ligação entre diversas partes do encéfalo e está relacionada a reflexos ligados a emoções.

Bulbo Raquidiano
O bulbo estabelece comunicação entre o cérebro e a medula. É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com o controle cardiorrespiratório, e com alguns tipos de reflexos, como mastigação, fala piscar de olhos, a secreção lacrimal e...
tracking img