Trabalho ProntoDaiane

1364 palavras 6 páginas
SUMÁRIO REFERÊNCIAS 10

1 INÍCIO DAESCRAVIDÃO NO BRASIL Os primeiros escravos africanos, vendidos por traficantes portugueses, chegaram ao Brasil no ano de 1530. Formando assim, a grande massa trabalhadora na economia colonial.
FIGURA 1
Em 1568 é oficializado o tráfico de escravos negros, pelo governador geral de Salvador Correia de Sá, onde cada senhor de engenho poderia comprar até 120 escravos por ano. A formação do quilombo dos palmares tem início no ano de 1590.
FIGURA 2
A partir de 1850 foi decretada a lei Eusébio de Queirós, que determinava o fim do tráfico de escravos para o Brasil, proibindo o desembarque de negros africanos nos portos brasileiros, sendo Pernambuco o recebedor dos últimos 200 escravos em 1855. No ano de 1871 a lei do ventre livre, declarava “livre´´, os filhos de escravos, nascidos a partir da aprovação da mesma. (Permanecia sob a tutela do dono da mãe até que completassem 21 anos). Em 1885 foi criada a lei dos sexagenários, que tratava da libertação dos escravos com mais de 65 anos. O que era praticamente inútil, devido às péssimas condições de vida que tinham a maioria dos escravos mal passava dos 40 anos de idade. Em 13 de maio de 1888, é assinada a lei áurea pela princesa Isabel, dando fim à escravidão dos negros no Brasil, que, aliás, foi o último país a fazê-lo.
FIGURA 3

2 OS QUILOMBOS Grupos de escravos fugitivos ocorreram por todo o mundo onde houve escravidão. Esses grupos no Brasil foram chamados de quilombos ou mocambos. O quilombo dos palmares destacou-se por reunir vários agrupamentos com muitas pessoas. Por sua amplitude e para que não se repetisse o feito, os nascedouros foram combatidos pelo início, foi criado o posto de capitão do mato e desenvolvida uma instituição chamada milícia especializada para caça dos escravos fugitivos e para a destruição dos quilombos. A estratégia foi considerar como quilombo o

Relacionados