Trabalho pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Psicologia de Desenvolvimento do Ciclo Vital

1° Semestre de Pedagogia
Professora Nilva Nunes Campina

Cecilia Angelica Arruda Ferreira da Silva B365102

Mariane Cristine dos Santos B28AID0


Sumário :

O desenvolvimento cognitivo __________________ pág 03

O raciocínio pós-formal __________________ pág 04

Flexibilidadecognitiva __________________ pág 05

O pensamento dialético __________________ pág 06

O raciocinio moral adulto __________________ pág 08

Opções de vida __________________ pág 09

Crescimento Cognitivo e a educação superior ____ pág 10

O desenvolvimento da fé __________________ pág 12

O crescimento cognitivo e os eventos da vida ____ pág 13Entrevista __________________ pág 14

Bibliografia __________________ pág 17



O desenvolvimento Cognitivo

Durante o decorrer da idade adulta , ocorrem muitas mudanças em nossos processos de raciocínio . Até onde se sabe , a rapidez com que pensamos , a eficiência com que processamos novas informações , a queprofundidade o fazemos ou com que reflexos relacionamos as novas experiências com as antigas , quais habilidades intelectuais utilizamos , tudo isso se modifica desde o abrangente questionamento da adolescência até a cognição amadurecida da idade adulta . Ao contrário do crescimento cognitivo relativamente direto da infância e da adolescência , essas mudanças são multidirecionais : Algumashabilidades se aprimoram , outras enfraquecem a algumas se mantêm estáveis .
O raciocínio adulto também é multicontextual . Em vez de se originar principalmente na sala de aula , ele é estimulado por muitas situações : encontrar e manter um emprego ou um colega , proteger e orientar uma criança ou um amigo , e tomar decisões sobre questões que variam de fazer um aborto a comprar ou não um carro novo .Conhecer o desenvolvimento cognitivo adulto implica , portanto , a apreciação de como o pensamento e o raciocínio refletem a interação de ganhos e perdas durante o decorrer da vida .
Os teóricos do desenvolvimento utilizaram pelo menos três abordagens diferentes para explicar as modificações cognitivas que ocorrem durante a idade adulta :
* a abordagem pós-formal : parte do ponto em quePiaget parou , enfatizando o possível surgimento de um novo estágio de pensamento e de raciocínio na idade adulta que utilize as habilidades do pensamento operacional formal .
* a abordagem psicométrica analisa componentes da inteligência tais como os mensurados pelos testes de QI , descrevendo especificamente quais componentes se aprimoram ou se enfraquecem durante a idade adulta .
* aabordagem do processamento da informação estuda a codificação , o armazenamento e a recuperação de informações durante a vida , considerando se a eficiência desses processos se modifica a medida que o indivíduo fica mais velho

O Raciocínio pós-formal
O raciocínio adulto difere do raciocínio adolescente em diversos aspectos . Os adolescentes tentam encontrar verdades universais , desenvolverargumentos momentâneos e pensar em como resolver os problemas do mundo em termos racionais absolutos .
O raciocínio adulto é mais pessoal , mais prático e mais integrador . Em consequência disso , os adultos são menos propensos ao “ jogo de pensamentos “ porque suas habilidades intelectuais estão desenvolvidas nas exigências ocupacionais e interpessoais que modelam a vida adulta
Esse tipo deraciocinio é adequado para se tratar de problemas que podem não ter soluções corretas . O pensamento pós-formal é adaptável , integrando os processos de pensamento e a experiência em uma consistência contextual Embora as vezes seja descrito como estágio , o pensamento pós-formal não é do mesmo tipo de estagio universal e relacionado a idade que Piaget descreveu para o crescimento cognitivo inicial...
tracking img