TRABALHO PRONTO SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA SAUDE SEGUNRAN A E MEIO AMBIENTE

1782 palavras 8 páginas
- UNIVERSIDADE DE UBERABA
NATHÁLIA CRISTINA DIAS – 5122794
TURMA: 22

SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

UBERABA – MG
2014
- UNIVERSIDADE DE UBERABA

SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências da disciplina de SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Orientador: DOUGLAS TSUKAMOTO

UBERABA – MG
2014
SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA
A engenharia foi considerada como sendo uma disciplina que formou profissionais meramente tecnologistas, não preocupados com as implicações decorrentes de sua atuação. Em parte isto foi necessário para que eles soubessem lidar com a complexidade do desenvolvimento tecnológico. A engenharia é uma disciplina voltada para desenvolver soluções voltadas para problemas práticos que, por definição, sempre buscou a melhoria da existência humana e desempenha um papel importante em atender as satisfações e aspirações de hoje e de amanhã.
Todo o processo de construção da sustentabilidade deve ser de aprendizagem transformativa, adaptativa e de mudanças controladas em um sistema complexo, integrado e multidimensionado, que não alcançará uma situação ou um ponto final, mas sim um estado em contínua, que aborde os princípios de ética e interdependência. Sendo que esse processo de mudança em busca da sustentabilidade deve ser orientado por um número de valores e princípios, valores esses que devem ser econômico, ecológico e sociocultural.
A construção civil tem vivido recentemente uma época frutífera, cujos aumentos nos ganhos, valorização de seus profissionais e expansão do mercado são só algumas das causas e consequências desta realidade, entretanto como todo setor, deve estar atenta às demandas da sociedade na qual está inserida.
Muita gente não sabe, mas das atividades humanas sobre a terra, a construção civil é uma das que mais causam impacto no meio ambiente. No Brasil, por exemplo, aproximadamente 35% de todos os materiais

Relacionados