TRABALHO PRONTO PRECESSADOR CELL

1080 palavras 5 páginas
PRECESSADOR CELL-BE
Histórico/Introdução
No ano de 2000, a Sony, Toshiba e a IBM, resolveram se unir para desenvolver um processador novo, que pudesse ser diferente de tudo que existia até então. Essa aliança entre as três gigantes do ramo da informática ficou sendo chamada de STI. Criaram um local para pesquisa e desenvolvimento desse novo processador, e em 2001 foi aberto o STI Design Center. O processador Cell foi desenhado/arquitetado num período de 4 anos, usando versões melhoradas de outras ferramentas para o processador POWER4. Um time de 400 engenheiros das três companhias trabalhou junto, recebendo suporte de alto nível dos 11 centros de desenvolvimento da IBM. O custo estimado gasto até a primeira implementação foi de aproximadamente 400 milhões de dólares.

Arquitetura
O Cell pode ter diversas configurações, sendo a mais comum delas composta de um PPE ("Power Processor Element"), e múltiplos SPEs ("Synergistic Processing Elements"). O PPE é ligado aos SPEs através de um barramento interno de alta velocidade conhecido como EIB ("Element Interconnect Bus").
PPE: “Power Processor Element”, é um processador PPC de 64 bits (“dual thread”) que funciona tanto em 64bits quanto em 32bits. Possui um cache L1 de 32Kbytes e um cache L2 de 512Kbytes. O PPE é responsável pela direta comunicação com o sistema operacional, divisão de tarefas (para si, e para os SPEs) e alocação de recursos. Ele é otimizado para o processamento intensivo de tarefas.
SPE: “Synergistic Processor Element” são os processadores de núcleo RISC especializados em computação vetorial, ou seja, o processamento de uma mesma instrução para um grupo de dados em um vetor (Também chamado de Single Instruction Multiple Data, SIMD). Seu acesso a memória através das instruções load e store é limitado a memória local, qualquer outro tipo de acesso deve ser feito através de uma operação de DMA. Basicamente são processadores RISC SIMD especializados em operações de ponto flutuante de precisão simples e

Relacionados