Trabalho projeto capilar 2015 CASO CLINICO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR


DANIELA CAIXETA RIBEIRO BONETTI
JÉSSICA TAMIRES OLIVEIRA FARIAS





CASO CLÍNICO DO PROJETO INTEGRADOR II

TERAPIA CAPILAR


PROFESSOR RESPONSÁVEL: SILVANA LIMA






MARINGÁ
2015
1. INTRODUÇÃO

Os pelos estão presentes por toda superfície do corpo exceto em algumas regiões como palmas das mãos e plantas dos pés, porém em cada região os pelos vãoexercer uma função específica: os cabelos, por exemplo, protegem contra danos solares, os pelos das narinas protegem contra inalação de germes. (TORTORA, 2012).
São compostos por um feixe de células epiteliais queratinizadas e mortas, subdividido basicamente em haste e raiz. A haste é a parte que emerge para fora da superfície da pele e a raiz, parte viva, vascularizada, está envolvida pelo folículopiloso que se prolonga através da epiderme, estando penetrada na derme (APPLEGATE, 2012).
Os pelos passam por três ciclos de desenvolvimento caracterizados por três fases distintas: fase anágena com duração de dois a seis anos, onde a formação e crescimento ativo do pelo e formação de melanina que irá pigmentar os fios, fase catágena, onde o fio encontra-se em repouso, com duração de trêssemanas, não havendo mais produção ativa e a fase telógena com duração de três meses, caracterizada pelo desprendimento do pelo da superfície cutânea. Ao final da fase telógena, inicia-se novamente a fase anágena com nova formação de matriz folicular.
A haste é composta por três partes essenciais: medula, cortéx e cutícula. A medula não possui função conhecida, sendo só encontrada em pelos terminaisgrossos. O córtex garante força, flexibilidade e elasticidade além de ser responsável pela coloração do fio, uma vez que possui melanina em seu interior e a cutícula, parte externa e visível, protege o córtex, controla a entrada e saída de água, protege e zela pela integridade da fibra (PEYREFITTE, MARTINI, CHIVOT, 1998).

Uma fibra de cabelo (figura 1) é constituída por três diferentes estruturas:medula (parte central), cutícula (parte exterior) e córtex (localizado entre a medula e a cutícula).

Figura 01: Estrutura da fibra capilar
Fonte: http://www.tricologia.com.br/sobre_cabelos_2.asp


A medula não tem qualquer influencia física ou química no comportamento capilar.Encontra-se na região central, sendo composta por células anucleadas, lipídeos e granulações pigmentadas (GOMES; GABRIEL, 2006).

Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os diferentes métodos de hidratação capilar, mais comumente utilizados, apresentando seu modo de utilização, cuidados necessários, bem como indicação do melhor procedimento da hidratação ser usado nahaste do paciente do caso clínico.













2. CASO CLÍNICO

S.I.C, 20 anos , sexo feminino, procura a clínica de estética da Unicesumar,se queixando de um cabelo desvitalizado, quebradiço, pontas duplas devido o ressecamento da descoloração da haste. Com base dessa queixa, oferecemos a paciente como proposta de tratamento, a hidratação profunda queratinizada, silicone, associado ao vapor deozônio, para promover maciez, brilho e penteabilidade no couro cabelo.

2.1 PROCEDIMENTOS PARA HIDRATAÇÃO CAPILAR

Atualmente as descolorações estão sendo muito utilizadas no embelezamento com efeitos como mechas claras e cabelos loiríssimos para isso acontecem o clareamento da haste capilar, esse processo é muito agressivo, além de danificar seu efeito e eliminar a melanina (PEREIRA, 2001; MANSUR;GAMONAL, 2004). Esses produtos apresentam uma afinidade pela queratina levando a lesões na haste capilar. Além dos produtos químicos existem outros tipos de agressividades que danificam a haste capilar, são os físicos, como calor, que podem ser secadores e babyliss, deve-se evitar o calor excessivo, pois pode ocorrer quebra e ressecamento na haste (NASCIMENTO, PESSOA, 2005).

Os cosméticos...
tracking img