Trabalho profissional i / pesquisa em serviço social/ fundamentos historicos, e metodologicos do serviço social vi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ACLECIANA SILVA RODRIGUES GOMES














TRABALHO PROFISSIONAL I/ PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL/ FUNDAMENTOS HISTORICOS, E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL VI














Remanso - Bahia
2008

Acleciana Silva Rodrigues Gomes















TRABALHO PROFISSIONAL I /PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL/ FUNDAMENTOS HISTORICOS, E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL VI




EDUCAÇÃO




Trabalho apresentado ao Curso de bacharela do em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Módulo I V –para a disciplina: Trabalho Profissional I / Pesquisa em Serviço Social/Fundamentos Históricos, Teoricos e Metodologicos do Serviço SocialIV

Orientadores: Daniela Sikorski / Francielle Toscan Bogado/ Sueli Godoi




Remanso - Bahia
.
Sumário


1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 04
1.1 Tema 04
1.2 Objeto de Pesquisa 04
1.3 Problematização 04

2 OBJETIVOS 07
2.1 Objetivo Geral 07
2.2 Objetivos Específicos 08

3 JUSTIFICATIVA 09

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10

5 METODOLOGIA 12

6 CRONOGRAMA 14

REFERÊNCIAS 151.1 Tema:

Educação para todos


1.2 Objeto de Pesquisa

Educação um direito de todos



1.3 Problematização


Educação um direito de todos

A Educação no Brasil ainda não alcançou a meta esperada, pois a situação ainda é muito preocupante, porém, pesquisas mostram que ainda muitas crianças e jovens se encontram fora da escola, muitos por ajudarem seus pais notrabalho do dia-dia e outros envolvidos com drogas, o que desestimula os estudos, falta de transporte e até mesmo documentação dificulta o acesso dos mesmos á escola.
Segundo a pesquisa feita pelo IBGE, em 20006 os estados Norte e Nordeste têm os piores índices de exclusão. AS principais causas para não escolarização nesses casos estão os em questões familiares e culturais, envolvendo com drogas outrabalho precoce e falta de transporte ou documentação. A situação é mais preocupante quando essas informações se cruzam com os de freqüência efetiva e as taxas de repetência, assim temos uma noção maior do tamanho do buraco em que se encontra a educação brasileira.
A falta de comparecimento dos alunos nas escolas é uma das principais causas de repetência e desencadeia outros problemas, comoevasão e abandono escolar por isso é importante unir as políticas publicas para garantia de que 100% de jovens e crianças não só estejam em sala de aula, mas também com boa aprendizagem e desenvolvimento para que assim se construa uma escola de qualidade.
Segundo a organização internacional do trabalho 20% dos alunos que estão em idade escolar para um dia estudar para exercer uma atividade renumerada.Alem de diminuir o problema o governo criou o programa bolsa família para incentivar os pais manter os filhos na sala de aula, mas infelizmente o desenvolvimento econômico não anda na mesma proporção do social, precisamos de mais oportunidades de emprego para que os adultos não usem as crianças como força de trabalho, entre os 5 e 13 anos existe 4,5% de crianças trabalhando , o que faz com queessas crianças deixem de freqüentar a escola e também atrapalha e tira o estimulo para o estudo.
Nas localidades mais carentes existe o comodismo por parte daqueles pais que nunca freqüentaram a escola e por isso não dão valor a educação passando isso para os seus filhos, priorizando o trabalho e não a escola. Tal situação acontece pela falta de informação, sendo necessária uma conversa para fazermudar - lo de idéia, que pode ser feito por um Assistente Social.
È um trabalho à paços curtos, um exemplo é da cidade de Xapuri que em 2006 tinha 30 alunos fora da escola e conseguiu resgatar 23.
Nas grandes cidades as situações são bem parecidas, as crianças mais pobres vivem em casa com violência domestica, prostituição, desemprego, e isso faz com que elas prefiram morar embaixo do...
tracking img