Trabalho produtivo e trabalho improdutivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO PRODUTIVO E TRABALHO IMPRODUTIVO

Pg. 157
Ponto de vista burguês = a forma capitalista é o único modo de viver, toma a sua forma de produção (mais valisa) como produção universal, sendoela particular ao capitalismo.
Assim, tendemos a buscar no passado a forma de produção capitalista, mas a forma de produção se dá igual ao tempo passado.
A história é a superação dos modos deprodução por outros que derivam desse mesmo modo. Por isso o Marxismo é histórico e dialético.
Pg. 158
No primeiro parágrafo marx nos introduz 2 categorias: trabalho coletivo (trabalhador coletivo) ecooperação.
O capitalismo vai subsumindo todas as outras formas de trabalho à forma típica da sociedade capitalista. Para o modo capitalista se manter, as formas de trabalho não típicas do capitalismo têmque ir se convertendo na forma típica de organização do trabalho, fragmentando trabalho, alienando o trabalhador e organizando esse processo de trabalho para produzir mais valia. Dentro dessa dinâmica,não é mais o trabalhador individual que interessa, e sim o coletivo., fragmentando a produção. Mas todos eles (trabalhadores coletivos) produzem mais valia, pois sem essas partes a mercadoria não éproduzida. Cooperativo é a lógica que vai botar cada trabalhador “lado a lado” nessa produção. = modo de justificar como cada trabalhador estará participando da forma de trabalho.
Qualquer valor deuso que temos hoje, o tempo socialmente necessário para gerar um valor de troca desses valores de uso, é o tempo necessário do trabalhado de todos os trabalhadores contratados em determinada fábrica.Para Marx, o trabalhador produtivo não tem distinção entre intelectual e manual, todos são trabalhadores coletivos.
O que vai determinar a mais valia é o processo de trabalho produtivo.
(segundo:)Otrabalhador entra em contato com o capitalista como vendedor de trabalho vivo, não de mercadoria, oferecendo sua capacidade de trabalho. Não há trabalho produtivo sem trabalho assalariado. Por isso...
tracking img