Trabalho português

Páginas: 15 (3501 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2010
Conceitos de texto
A. Segundo Koch e Travaglia

"O texto será entendido como uma unidade lingüística concreta, que é tomada pelos usuários da língua, em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão”.(Koch e Travaglia, 1989).
B. Segundo M.H. Duarte MarquesDo ponto de vista lingüístico, que nos interessa nessa unidade, adotamos, como ponto de partida, as considerações de Marques (1990). Na sua abordagem, textos são conjuntos de unidades discursivas estruturadas, não apenas de acordo com padrões sintático-gramaticais, mas também inter-relacionadas segundo princípios lógico-semânticos, de que a gramática não dá conta.
Lógico-semânticos constituemtextos. Textos caracterizam-se, assim, pela coerência conceitual, pela coesão seqüencial de seus constituintes no plano do significado, pela adequação às circunstâncias e condições de uso da língua.
O conceito que normalmente temos de texto é empírico. Diante de uma série de enunciados não inter-relacionados dentro desses princípios lógico-semânticos, numa dada situação de uso da língua, sabemosque não estamos diante de um texto. Para que identifiquemos como texto uma série de enunciados encadeados, é preciso que a seqüência de enunciados forme um todo significativo, constitua uma unidade de sentido, nas circunstâncias de uso em que ocorrem.
Um texto pode ser, portanto, escrito ou falado, apresentar extensão ou duração variáveis, concretizar-se em qualquer registro, ou modalidade deuso, da língua.
Um texto pode ser uma passagem escrita, em verso, ou em prosa, um provérbio, uma legenda de fotografia, uma simples exclamação, a totalidade de um livro, um artigo de periódico, uma crônica, um verbete de dicionário, uma reportagem, um anúncio. Um texto pode ser uma seqüência de atos de fala, um diálogo, uma conversa telefônica, uma conferência, uma aula, um simples grito, longasdiscussões acerca de um tema, comentários, informes, notícias veiculadas oralmente.”“.
Condições de textualidade
Ao descrever os mecanismos de estruturação textual, Mira Mateus et alii (1983) denominam textualidade o "conjunto de propriedades que uma manifestação da linguagem humana deve possuir para ser um texto" e consideram esse conjunto formado das seguintes propriedades: conectividade,intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade, informatividade.
Conectividade é a interdependência semântica de ocorrências textuais. Essa interdependência se estabelece a partir dos mecanismos de coesão e coerência. Intertextualidade é a relação entre um texto e outros textos que constituem a experiência compartilhada pelo autor e pelo receptor.
Informatividade diz respeito àseleção e apresentação das informações que o texto veicula.
Neste estudo, os elementos de textualidade são tratados e exemplificados um a um, mas é preciso ter em mente que cada fator depende dos demais, não podendo ser entendido de forma isolada:
Texto e pragmática
Ao abordar o texto sob um ponto de vista pragmático, é preciso levar em conta todas as características do processo enunciativoque o gerou -- visto como um produto de um ato discursivo, o texto situa-se em um tempo e espaço definidos, persegue uma determinada intenção e instaura uma relação de interação entre produtor e leitor /ouvinte.
"O processo de compreensão do texto obedece a regras de interpretação pragmática e, portanto, a coerência do texto não se estabelece sem levar em conta a interação e as crenças, desejos,quereres, preferências, normas e valores dos interlocutores”.(Texto e coerência, Koch e Travaglia, 1989).
Intencionalidade e situacionalidade são, portanto, condições que estão diretamente relacionadas à produção textual.
No processo de interação, tomam parte emissora (com a intenção de produzir uma comunicação coerente e coesa) e receptor (numa atitude de reconhecer, em uma manifestação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de portugues
  • trabalho de portugues
  • trabalho Português
  • Trabalho de Português
  • Trabalho portugues
  • TRABALHO DE PORTUGUES
  • trabalho de portugues
  • Trabalho de português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!