TRABALHO PORTFOLIO Lutas E Esportes De Lutas

281 palavras 2 páginas
Fernanda Elena Margonar Martins RA 1181873
Educação Física Bacharelado

Lutas e Esportes de Lutas

ISIS CRISTINA S MOTTA TOCCHIO

Centro Universitário Claretiano

CAMPO GRANDE
2015
Lutas são ações onde existe uma disputa entre seus oponentes, onde cada um utilizam suas estratégias de defesa e ataque para que alcancem o objetivo almejado. As lutas partem de simples brincadeiras do dia a dia das crianças, como braço de ferro ou cabo de guerra, até as modalidades existentes como judô, karatê, jiu-jitsu, etc. Se houver o combate corpo a corpo desarmado, sendo este caráter esportivo ou não, havendo o esforço físico, pode ser chamado de luta.
Já os esportes de luta podem ser também algumas das atividades físicas referidas em Lutas, mas sendo estas com normas e regras estabelecidas pelas instituições esportivas, sendo estes uma junção da luta com o esporte.
O surgimento das lutas deve-se a necessidade da defesa pessoal ou de territórios, onde havia uma necessidade dos seres humanos em defender suas idas, territórios ou interesses. Essas lutas foram sendo associadas com o passar do tempo a manifestações sociais como em rituais indígenas, preparação de exércitos para guerras ou jogo ou atividade física.
Arte marcial tem origem Ocidental e Latina, a qual se refere às artes de guerra e luta.
O princípio mais importante do tratado de Sun Tzu diz que é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembai­nhar a espada e que muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios ven­cedores e nesse sentido, para alcançar a glória e o sucesso não se pode perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espa­ço, o comando, a disciplina.

Relacionados