Trabalho politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Boa tarde espero que meu trabalho contrubua com os outros alunos, obrigada.


















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3CONCLUSÃO...........................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7


INTRODUÇÃO



Quando falamos em política logo vem à associação em ética e corrupção que em cada dia vem crescendo em nosso país e se destacando com escândalos pelos políticos.
Atualmente vivemos em um momento em que apolítica é questionada, pois ela é sucessivamente criticada pelas ações dos políticos e maus políticos. Mas na maioria dos casos o que ocorre são o descontentamento de ambos os setores da sociedade com a corrupção e com toda forma de política e a falta de ética como tem sido demonstrado em inúmeras pesquisas de opinião e com a constante frustração das expectativas ao momento eleitoral, gerando a queda deapoio.
Varias reflexões surgem através deste tema que existem vários lados e vários pensamentos para resolvê-lo.










DESENVOLVIMENTO



POLÍTICA – origem grega, tempo em que se organizavam em cidades chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que se estenderamao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" era definida nesse idioma como "Ciência do governo dos Estados" e outras definições referentes à vida urbana.
A palavra "política" foi utilizada pela primeira vez por Aristóteles. Dizendo que "o homem é um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia de outros".Dessa forma, "política se refere à vida na política, ou seja, a vida em comum, as regras de organização da vida, aos objetivos da comunidade e as decisões sobre todos os pontos".
Duas concepções de politicas são trazidas por Weber (1926). A primeira diz que "por política entenderemos somente a direção do agrupamento político hoje denominado 'Estado' ou a influência que se exerce nessesentido". Nessa concepção, fica viável e tolerável o uso da força ou violência pelo Estado para a garantia do seu poder, soberania e ideais. Na Segunda, diz que política é "o conjunto de esforços feitos visando a participar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, seja no interior de um único Estado". Dessa maneira, para Weber "qualquer homem que se entrega a política aspira aopoder". O Estado consiste apenas em uma relação de dominação do homem pelo homem.
Mas como base podemos destacar a definição "política é a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum". Este fim comum deve ter como ideal o bem-estar, a igualdade entre os componentes da sociedade e a paz social.
A política é resultado da vida em sociedade, das condiçõeshumanas e da necessidade de organizar essa sociedade, visando sempre ao bem comum, de tal modo que se atinja uma sociedade justa e livre.
Teria que existir um ponto em comum entre a ética e a política, pois agir conforme os padrões políticos significam que suas atitudes estão distantes dos valores éticos da sociedade. Parecendo ser contraditória essa afirmação, pois se uma aspira a uma vida justa efeliz, torna-se inseparável da outra. Porém, esta finalidade é mera teoria, pois a política, na prática, não realiza o bem comum, mas o bem dos próprios detentores do poder e seus apadrinhados assim esquecendo-se da população que acreditou e votaram para que fizessem a diferença.
Atualmente, nos jornais e televisão, o que mais vemos são palavras não cumpridas, corrupção, má utilização ou...
tracking img