Trabalho plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA PARA ORGANIZAR O DESENVOLVIMENTO

Metodologia - Tipo da Pesquisa

Classificações da pesquisa do ponto de vista dos procedimentos técnicos (TRALDI; DIAS, 2009).

Tipos de Pesquisas: Procedimentos técnicos |
Pesquisa Bibliográfica | Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, revistas, jornais, etc. e não por intermédio de relatosde pessoas ou experimentos. |
Pesquisa descritiva | Quando tem como objetivo descrever as características de determinado fenômeno ou população, correlacionar fatos, etc. Observação, registro e análise do objeto que está sendo estudado, podendo ser classificadas em: estudo exploratório, descritivo, pesquisa de opinião, pesquisa de motivação, estudo de caso e pesquisa documental. |
Pesquisaexperimental | Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Seu objetivo é estudar as causas que determinam o fenômeno e o modo como são produzidas. |

“De acordo com o tipo de pesquisa e a metodologia empregada para encaminhar o trabalho deinvestigação, o autor descreverá suas técnicas de maneira mais detalhada ou mais rápida. E para tanto terá a opção de abrir ou não este capítulo em sua monografia." (TRALDI; DIAS, 2009).
-------------------------------------------------

ESTRUTURA PARA ORGANIZAR O DESENVOLVIMENTO

Metodologia - Método da Pesquisa

Método dedutivo

Conforme Lakatos; Marconi (2006), os métodos que fornecem asbases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. De forma breve, veja a seguir em que bases lógicas estão pautadas tais métodos.

Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Porintermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirarem uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.

Método indutivo

Método proposto pelo empirista Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Considera-se, que o conhecimento éfundamentado na experiência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.

Método hipotético-dedutivo

Proposto por Popper consiste na adoção da seguinte linha de raciocínio, descrita por Gil (2007): “quando os conhecimentosdisponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses”.
Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas, ou seja, tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses. Enquanto no método dedutivo se procura atodo custo confirmar a hipótese, no método hipótetico-dedutivo, ao contrário, procura-se evidências empíricas para derrubá-las.

Método dialético

Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos nãopodem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc. Empregado em pesquisa qualitativa (LAKATOS apud MARCONI, 2006).

Método fenomenológico

-------------------------------------------------
Preconizado por Husserl, o método fenomenológico não é dedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente e...
tracking img