Trabalho/ pesquisa sobre erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAS
ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa)

Uma das questões mais importantes em planejamento e controle de produção é a gestão de informações geradas pela atividade, muitas vezes em altos volumes. Não só a função de operações que é geradora e receptora dessas informações; quase todas as outras funções da empresa também sãoenvolvidas. Assim é importante que todas as informações relevantes, normalmente espalhadas pela organização, estejam agrupadas. Dessa forma, pode-se informar às decisões de planejamento e controle quando as atividades devem ocorrer, quem deve executá-las, quanta capacidade será necessária para executá-la e assim por diante. Isso é o que o planejamento de recursos da empresa (ERP- enterpriseresource planning) faz. O ERP desenvolveu-se de uma série de cálculos conhecida como planejamento de necessidades de material (MRP – material requirements planning).

Planejamento de recursos da empresa é definido como “uma solução de negócio completa de âmbito geral da empresa. O sistema ERP consiste de módulos de apoio de software como marketing e vendas, serviços de campo, projeto edesenvolvimento de produto, controle da produção e estoque, compras, distribuição, gestão das instalações industriais, desenvolvimento e projeto de processo, manufatura, qualidade, recursos humanos, contabilidade, e serviços de informação ( Chistopher Koch). Seu objetivo é integrar a gestão de diferentes funções do negócio como um todo, de modo a aprimorar os desempenho de todos os processosinterrelacionados do negócio.

O ERP tem o potencial de aprimorar, de forma significativa, o desempenho de muitas empresas em muitos setores diferentes. Isso ocorre, parcialmente, pelo aumento da visibilidade que a integração da informação acarreta, mas em razão da disciplina que o ERP impõe.

Os benefícios do ERP são comumente associados aos seguintes fatores:

• Devido àcomunicação de softwares por todas as funções da empresa, existe a visibilidade total do que está acontecendo em todas as partes do negócio.

• A disciplina de forçar mudanças baseadas em processos de negócios é um mecanismo efetivo para tornar mais eficientes todas as partes do negócio.

• Existe melhor “senso de controle” de operações que formarão a base para a melhoria contínua.• Permite comunicação muito mais sofisticada com consumidores, fornecedores e outros parceiros de negócios, geralmente fornecendo informações mais precisas no momento certo.

• È de integrar todas as cadeias de suprimentos, incluindo os fornecedores dos fornecedores e os clientes dos clientes.

De fato a integração de várias bases de dados seja o coração da força do ERP, ela é difícil de ser alcançada na prática. Isso explica porque a implementação de um ERP pode ser muito cara.Tentar fazer novos sistemas e bases de dados dialogar com antigos sistemas pode ser muito problemático. Não surpreendentemente, muitas empresas escolhem substituir, parcial ou completamente, seus sistemas existentes por novos. Novos sistemas compartilhados e bases de dados relacionadasajudam a assegurar a troca suave de dados entre diferentes partes da organização.

Adicionalmente aos sistemas de integração, ERP em geral inclui outras características que o transformam em uma ferramenta poderosa de planejamento e controle:

• È baseado na arquitetura cliente/servidor; quer dizer, o acesso aos sistemas de informação é aberto a qualquer pessoa cujo computador estejaligado aos computadores centrais (servidores).

• Pode incluir recursos de apoio à decisão, que permitem aos qu participam do processo decisório sobre a produção considerar as mais recentes informações da empresa.

• É geralmente ligado aos sistemas Extranet esternos, como os sistemas de intercâmbio eletrônico de informações (EDI), que se ligam aos parceiros da cadeia de...
tracking img