Trabalho perquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: Wellington Aparecido Silva
PROFESSOR: Rangel Antonio Gazzola
DISCIPLINA: Seminários de Pesquisa I
TURMA: 1º Termo
DATA DA ENTREGA: 03/04/2013


RESENHA CRÍTICA: O Método CientíficoCARVALHO, Alex et al. Aprendendo Metodologia Cientifica: Nome da Rosa. 2000. ed. São Paulo. pp02-43.


CARVALHO, é graduado em Psicologia pela UFPA. Bacharel em Psicologia pela UFPA.Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor da PUC, UNIB e UMC.
O autor da uma volta nos períodos Históricos, trabalhado com alguns pensadores(filósofos ou não) que ajudam construção do conhecimento.
Na primeira parte do texto, autor falara sobre evolução da ciência, as etapas que ela vai passar. Que até neste momento a ciência e uma coisasó, agora ela começa ser separada em Filosofia, arte e ciência. A ciência com seus métodos, fundamentos e critérios.
Segunda parte do texto, fala que no tempo do feudalismo, a ciência era ligadocom religião, dono do conhecimento era Deus, tudo acontecia partir dele. Ninguém teria direito de contestar esta verdade.
Partir do século XVII aboliu-se céu, o homem se coloca como capaz de por sisó, descobrir o modo de funcionamento da natureza. Agora dono do mundo é homem. Ele começa trabalhar com a razão, fazer métodos, lutar contra o erro e contra dogmatismo.
Teremos algunspensadores como Descartes que tem o seguinte raciocínio: ‘’ devo duvidar de tudo, posto que a linguagem, a imaginação, meus órgão dos sentidos e assim por diante me iludem!’’ Ele utilizara duvidas comométodo. Ele chegara afirma em sua forma de pensar ‘’ não posso duvidar do fato de que estou pensado. Assim ele forma frase ‘’ penso logo existo’’. Acaba formado a noção de substancia infinita ou divina. Ondeserá muito debatido por muitos pensadores desta época e por fim no século XX outros pensadores afirmarão o mesmo do que ele.
‘’ Se logo Deus é uma ideia que ele próprio coloca em mim,...
tracking img