trabalho pegogico

632 palavras 3 páginas
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do Projeto Político-Pedagógico na escola como um método coletivo envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar. Justificamos a adequação do tema por compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a influência da sua realidade local e das teorias gerais da educação. Essa identidade nem sempre é óbvia ou reconhecida na própria escola, que acaba por reduzir sua função.
Ao repasse de conteúdos concluído, sem comparar com o público ao qual atende. O projeto pedagógico tem duas medidas, como explicam André e Veiga: a política e a pedagógica. Ele "é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade “(André) e é pedagógico porque possibilita a realização da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo". Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade (Veiga). Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica".

2 DESENVOLVIMENTO

Projeto Político Pedagógico é um documento que contem as leis da escola. Cada escola tem o seu projeto político pedagógico. é montado pela direção e por professores. Lá constam os objetivos, metas, regras e etc, sobre o que a escola pretende realizar. É modificado anualmente, mas algumas escolas mantem seu projeto por mais de um ano. Como explicam André e Veiga a política e a pedagógica. Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica".
Para Veiga a concepção de um projeto pedagógico deve apresentar características tais como:
* ser processo participativo de decisões;
* preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele

Relacionados

  • Reflexão sobre escuta infantil
    383 palavras | 2 páginas
  • ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL
    4420 palavras | 18 páginas
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
    16719 palavras | 67 páginas