Trabalho pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Perceber como a criança através do lúdico desenvolve importantes capacidades como: socialização,criatividade, memorização, imaginação e amadurecimento. A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novossignificados. Em situações, quando criança ainda é bem pequena e bastante estimulada, é possível observar o rompimento com a relação à subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressaseu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.
Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nasrelações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posiçãoprivilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito; rompendo com a visão tradicional de que ela é atividade natural de satisfação de instintos infantis, o autor apresenta o brincar como umaatividade em que, tanto o significado social e historicamente produzidos são construídos, quanto novos podem ali emergir.
A brincadeira e o jogo de faz-de-conta seriam considerados como espaços deconstrução de conhecimentos pelas crianças, na medida em que os significados que ali transitam são apropriados por elas de forma específica. A importância do brincar para o desenvolvimento infantilreside no fato de esta atividade contribuir para a mudança na relação da criança com os objetos, pois estes perdem sua força determinadora na brincadeira. "A criança vê um objeto, mas age de maneiradiferente em relação ao que vê. Assim, é alcançada uma condição que começa a agir independentemente daquilo que vê”. (Vygotsky, 1998, p. 127). Na brincadeira, a criança pode dar outros sentidos aos...
tracking img