trabalho parte 2 ci ncia e filosofia do direito pgn 7

324 palavras 2 páginas
Ciência do Direito e Filosofia do Direito Na filosofia a Ciência dará um tipo de conhecimento ordenado, sistemático e inquestionável. A filosofia do Direito estuda a auto reflexão sobre o ser, o sentido, o fundamento, a finalidade e o valor do Direito, ou seja, o pensamento filosófico não tem limites para sua auto reflexão.
O valor da filosofia vem das perguntas, nas questões que são feitas, não nas respostas. A pergunta é sempre mais importante, é o que lança a duvida e abrem novas perspectivas.
A filosofia que se determina a ter uma resposta definitiva para todos, acaba se tornando Dogma, e isso se torna incompatível com o espírito filosófico.
A filosofia busca conhecimento, conhecer sua origem, sem a necessidade de ser posta a prova material. Bem diferente do método Cientifico que busca aprovação nas experiências para poder provar algo.
Esta classificação de Ciência Jurídica cria uma divisão entre o Direito publico e o Direito Privado, classificando em Direito privado: o Direito civil, o tributário, o societário e empresarial, e como Direito publico: o Direito administrativo, o constitucional, o penal entre outros.
É comum falar que cabe ao Direito a etiquetação de Ciência, que por sua vez também é denominada Ciência Jurídica. O tema principal abordado é a decisão do fato onde o conflito( lide) será tida como verdade e precisara de amparos legais. Uma única vez onde esta lide for julgada se toma como verdade, se tornando Jurisprudência, ou seja sempre que houver este litígio o resultado obtido será o mesmo.
A Ciência do Direito visa apresentar o Direito como coerente, visando ter uma unidade sistemática que tenta conciliar as contradições, criando decisões para os conflitos sem que perturbem ou incomodem a sociedade.
Deste modo pode se perceber que a Ciência do Direito visa a questão de decisão. Existe a argumentação tópica que atua como investigação Jurídica, que faz uso das questões Dogmáticas e Zetéticas. Sendo assim o Direito se faz com

Relacionados

  • Trabalho Cris Concertar
    31403 palavras | 126 páginas