Trabalho parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI CAMPUS DE SANTIAGO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PARASITOLOGIA






TRABALHO DE PARASITOLOGIA

















SANTIAGO, RS.
DEZEMBRO/2010







TRABALHO DE PARASITOLOGIA
















Trabalho deparasitologia. Ordem díptera família culicidae.















SANTIAGO, RS.
DEZEMBRO/2010


1. ORDEM DIPTERA – FAMÍLIA CULICIDAE

A família culicidae compreende o mosquito e o  pernilongo. As fêmeas em geral, são conhecidas como melgas ou tropeteiros. Apresentam dimorfismo sexual acentuado: as fêmeas apresentam antenas pilosas e são muito maiscorpulentas que os machos, que apresentam antenas plumosas. O comprimento varia, mas raramente é superior a 16 milímetros, e peso de até 2,5 mg. Um mosquito pode voar por 1 a 4 horas continuamente até 1–2 km / h viajando até 10 km em uma noite. A maioria das espécies alimenta-se no período de menos luminosidade, do entardecer ou amanhecer. As fêmeas na maioria das espécies de mosquitos sugamsangue de outros animais, sendo assim um eficiente vetor de doenças.



1 Ciclo de vida


Em seu ciclo de vida o mosquito sofre metamorfose completa, passando por quatro fases distintas: ovo, larva, pupa e adultos.

• Ovo: A fêmea do mosquitos põe seus ovos, um de cada vez ou juntos em jangadas com uma centena ou mais ovos, numa superfície fresca ou quaisquer águasestagnadas. Culex, Culiseta e Anopheles põem os seus ovos na água enquanto Aedes poe seus ovos em solo úmido que é periodicamente alagado pela água. A maioria dos ovos eclodem em larvas em cerca de 48 horas;

• Larva: Os ovos incubados transformam-se em larvas que vivem na água, próximo à superfície, para respirar o ar atmosférico. A primeira fase larval é conhecida como o primeiro estágio. Com o crescimento ocorremas mudas, cerca de quatro vezes. A maioria das larvas utiliza o sifão, que é um tubo ligado à superfície da água para respirar. As larvas Anopheles não têm um sifão e por isso se mantém paralelas à superfície da água. As larvas comem microrganismos e matéria orgânica na água. Elas podem viver na água de 7 a 14 dias, dependendo da temperatura. Desenvolvem melhor em temperaturas mais altas.• Pupa: As pupas são mais leves que a água e flutuam sobe a superfície enquanto ocorre a metamorfose da larva mosquito (mudanças) em um mosquito adulto em cerca de dois dias. Não apresentam boca e durante este período o mosquito não se alimenta e utiliza as reservas de energia acumuladas durante o período larval.

• Adulto: Os adultos recém emergidos do estado de pupa devem repousar sobre asuperfície da água por um curto espaço de tempo para permitir que o seu exoesqueleto se seque e todos os seus componentes endureçam antes que possa poder voar.


Gênero Culex

O gênero Culex engloba mais de 300 espécies, sendo que a maioria habita as regiões tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil, é conhecido popularmente como “pernilongo” ou “muriçoca”.
O Culex é um mosquito pequenoque tem cor semelhante a palha. Suas asas não têm manchas e o seu dorso é pardo-escuro com escamas amarelas. As fêmeas são hematófagas e há muitas espécies antropofílicas. Elas permanecem em repouso durante o dia e começam sua atividade ao crepúsculo. Durante o pouso, o inseto mantém o corpo paralelo à superfície, e a cabeça em ângulo reto. Apresenta várias espécies que buscam casas como local deabrigo habitual, como o Culex quinquefasciatus. Ele possui grande capacidade de vôo, podendo percorrer vários quilômetros de distância.

[pic] [pic]
Larva Culex Culex quinquefasciatus


Doenças

Durante a hematofagia o inseto causa desconforto, insônia e até irritabilidade, principalmente quando o...
tracking img