Trabalho ordem unida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
1.1 Ordem unida

A Ordem unida se caracteriza por uma disposição individual e consciente altamente motivada, para a obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade, sincronização e garbo militar. Deve ser considerada, por todos os participantes – instrutorese instruendos, comandantes e executantes – como um significativo esforço para demonstrar a própria disciplina militar, isto é, a situação de ordem e obediência que se estabelece voluntariamente entre militares, em vista da necessidade de eficiência numa operação militar.

1.2 Objetivos

Podem-se enumerar vários objetivos da Ordem Unida, dentre eles:
1. Disciplina;
2.Autocontrole;
3. Autoestima;
4. Senso de grupo;
5. Desenvolvimento físico;

1.3 Comandos

Os comandos de ordem unida são dados pelo oficial, graduado ou o mais antigo presente à frente do grupo, em tom firme, enérgico e que inspire respeito à figura da autoridade presente. Eles podem ser dados por corneta ou clarim, apito, gestos ou pela voz de comando. O principal meio de comandoda Ordem Unida, uma atividade Militar que serve para treinar deslocamentos e marchas.

1.4 Tipos de voz de comando

Voz de Atenção: é o comando que prepara o grupo para determinado comando.
Voz de Comando: é o comando propriamente dito.
Voz de Execução: é a ordem para executar o comando.

1.5 A ordem unida na história

Atravésdos séculos, a Ordem Unida tem sido utilizada como instrumento disciplinador das tropas em embates. Observamos como exemplos de relevada importância históricos os exércitos que se utilizavam das formações de batalha para uma melhor eficiência no combate, bem como os que se utilizavam da padronização de movimentos para que almejassem a vitória durante suas batalhas. O Complexo de Ordem Unida é ummétodo de padronização de movimentos os quais podem ser utilizados para a eficiente realização de deslocamentos e também para o abrilhantamento de cerimônias militares. Os pioneiros foram os gregos que utilizavam a Ordem Unida como ferramenta de guerra. No Brasil o surgimento da Ordem Unida está ligado com a chegada da família real.

1 Movimentos com fuzil em deslocamentos

No presente trabalhoserá abordado o tema “movimentos com fuzil em deslocamento” e dentro destes deslocamentos alguns movimentos como: cobrir, perfilar, deslocamentos curtos e longos, deslocamento no passo ordinário, no passo acelerado e no passo sem cadência, voltas a pé firme, mudança de direção, voltas em marcha, e por ultimo, mudança de cadência em movimento armado de fuzil. É importante ressaltar que tanto aexecução do cobrir e perfilar são considerados deslocamentos, neste contexto, ambos os movimentos o militar tem que se deslocar, mesmo que muito pouco para frente ou para traz, pra um lado ou outro, pois o militar busca ajustar seu alinhamento e sua cobertura em relação à tropa.

2.6 Cobrir

Com a tropa armada com fuzil, ao comando de “cobrir”, em toda sua diversidade (normal, reduzido,aumentado, sem intervalo) os militares farão armas suspensa, exceto o homem base, e logo após erguerão o braço como se fosse cobrir normal. Para a execução do comando “firme” armado com fuzil ao mesmo tempo o militar abaixará energicamente o braço esquerdo colocando a mão sobre a coxa como na posição de sentido, também descansará arma, trazendo a chapa da soleira do fuzil ao solo, sem levar a arma àfrente e sem tocá-la energicamente ao solo.

2.7 Perfilar

Estando a tropa armada de fuzil, ao comando de perfilar em toda sua diversidade e pontos de referência, o militar após o comando propriamente dito (pela direita, pela esquerda, pelo centro) fará arma suspensa e, após o comando de execução “perfilar” estenderá o braço esquerdo para os que estiverem na testa e os da coluna...
tracking img