Trabalho optica 2 - roteador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Raphael Marques
Tiago Contini
Lucas Mires
Fernando Santos

Trabalho de Óptica 2

Roteador Ópitco

SALVADOR - BA

INTRODUÇÃO

No estágio em que se encontra o campo das telecomunicações, as redes ópticas WDM (wavelength division multiplexing) que incorporam mecanismos de roteamento por comprimento de onda vêm se firmando como um dos meios mais promissores para o transporte da imensademanda de tráfego emergente. A função de roteamento em uma rede de comunicação é o de alocar recursos - como meios de transmissão, repetidores, sistemas intermediários, entre outros - para transmissão de dados entre os nós origem e destino em uma rede. A alocação desses recursos está intimamente ligada à forma de multiplexação dos meios de transmissão.

As redes de roteadores precisam estarpreparadas para a transmissão de comprimentos de onda. Essas redes consistem de roteadores de comprimentos de onda conectados a múltiplos enlaces ópticos em diferentes comprimentos de onda. Os roteadores ópticos são utilizados para opticamente comutarem os sinais / pacotes entrantes em um nó da rede para o nó de saída determinado. Esses roteadores podem ter a facilidade de conversão de comprimentos deonda, ou seja, podem comutar o comprimento de onda entrante no nó para outro diferente na saída deste mesmo nó.

A arquitectura apresenta grande versatilidade para seleccionar canais multiplexados em comprimento de onda, e inclui a impossibilidade de interferência entre canais de mesmo comprimento de onda devido às funcionalidades desempenhadas pelos blocos. Outras características destaconfiguração são a capacidade de tornar o funcionamento do dispositivo bidireccional e ainda de possibilitar adicionar e/ou remover canais ópticos multiplexados.

O maior problema encontrado em redes de roteadores NÃO ópticos é o tempo de processamento dos mesmos nos nós de roteamento intermediários da rede, devido ao fato de que os pacotes ópticos necessitam ser convertidos em elétricos para seremprocessados e tratados para depois serem reconvertidos em ópticos. Isso acaba gerando altos atrasos na transmissão das informações entre os nós origem - destino. Isso para as aplicações da Internet é muito ruim.

Vantagens e Desvantagens do roteamento óptico:

Hoje em dia ainda possui muitos sinais eletrônicos o que significa que os sinais ópticos precisam ser convertidos em elétricos para seremampliados, regenerados ou roteados e, depois reconvertidos para ópticos (roteadores eletrônicos). Isso gera atrasos na transmissão dos sinais. Muitas informações trafegando nas redes ópticas precisam ser roteadas em muitos nós antes de chegar ao seu destino final. Nestes nós encontram-se os roteadores que farão com que o sinal seja encaminhado para o seu destino final via o melhor caminho,levando-se em consideração uma série de fatores como custo, menor caminho, confiabilidade, entre outros.

A maior vantagem em se utilizar roteadores ópticos nos nós das redes ópticas é que não existe a necessidade de se converter o sinal de óptico para elétrico e depois para óptico. Com isso, além de eliminarmos o problema de atraso de na transmissão dos dados / pacotes ópticos, ainda conseguimosbaratear os custos dos roteadores. Outra importante característica dos roteadores ópticos é que com a diminuição da eletrônica de conversão, os roteadores se tornaram equipamentos fisicamente menores.

Nas redes ópticas emprega-se a utilização de um link DWDM ponto-a-ponto. Neste sistema, emissores de luz lançam feixes de luz na entrada do multiplexador óptico. Este mux irá combinar os diferentescomprimentos de onda em um único caminho, sendo então acoplados em uma fibra monomodo. No final do link, os canais ópticos são separados pelo demultiplexador óptico e levados para os diferentes receptores. Para links de transmissão que possuem longas distâncias, é preciso que os sinais sejam amplificados. Para isso, utiliza-se um amplificador óptico.

[pic]

ELEMENTOS DE UM ROTEADOR ÓPTICO:...
tracking img