Trabalho oit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL FLORESTAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PRESIDENTE COSTA E SILVA







João Carlos de Lima









TRABALHO DE LEGISLAÇÃO

OIT - Organização Internacional do Trabalho

















Irati – Paraná
2012
Conceito:

A Organização Internacional do Trabalho - OIT é um organismo tripartite, ou seja, sua composição é formada por representantes deentidades de trabalhadores, empregadores e governo, os três principais atores do mercado de trabalho.
A OIT é um centro mundial de informações, estatísticas, pesquisas e estudos sobre trabalho. Os resultados de suas reuniões servem de referência nacional e internacional.
A OIT é o organismo responsável pelo controle e emissão de normas referentes ao trabalho no âmbito internacional, com oobjetivo de regulamentar as relações de trabalho por meio das convenções, recomendações e resoluções, visando proteger as relações entre empregados e empregadores no âmbito internacional.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições deliberdade, equidade, segurança e dignidade. O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdadessociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: liberdade sindical ereconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.


Finalidade:

Sua finalidade, sem dúvida, é a de estabelecernormas de proteção do trabalhador, garantindo padrões civilizatórios que impeçam a desigualdade, miséria, e exploração da força do trabalho, preservando, pois, a paz entre os homens.


Forma de organização

A OIT é dirigida por um Conselho de Administração responsável pela elaboração e controle de execução de políticas e programas da organização internacional do trabalho.
O EscritórioCentral da OIT, onde se concentra a maioria das atividades de administração, de pesquisa, de produção de estudos e publicações, de reuniões tripartites setoriais e de reuniões de comissões e comitês, fica em Genebra, que é o órgão permanente da Organização.

Países membros da OIT
183 Países Membros
Afeganistão
África do Sul
Albânia
Alemanha
Angola
Antígua e
Barbuda
Arábia SauditaArgélia
Argentina
Arménia
Austrália
Áustria
Azerbaijão
Baamas
Bangladeche
Barbados
Barém
Bélgica
Belize
Benim
Bielorrússia
Bolívia
Bósnia e
Herzegovina
Botsuana
Brasil
Brunei
Bulgária
Burquina Faso
Burundi
Cabo Verde
Camarões
Camboja
Canadá
Catar
Cazaquistão
Chade
Chile
China
Chipre Colômbia
Comores
Congo,
República
Democrática doCoreia,
República da
Costa do Marfim
Costa Rica
Croácia
Cuba
Dinamarca
Djibouti
Domínica
Egipto
El Salvador
Emirados
Árabes Unidos
Equador
Eritreia
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estados Unidos
Estónia
Etiópia
Federação Russa
Fiji
Filipinas
Finlândia
França
Gabão
Gâmbia
Gana
Geórgia
Granada
Grécia
Guatemala
Guiana
Guiné
Guiné...
tracking img