TRABALHO NP2 Atropina

990 palavras 4 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DISCIPLINA: FÁRMACOS E PRODUTOS NATURAIS I

ATROPINA

PRISCILLA MARIA VIEIRA SOUTO
1221673/4

PRISCILLA MARIA VIEIRA SOUTO
1221673/4

ATROPINA

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de fármaco e produtos naturais I, à professora Fabiana Pereira Soares.

1. INTRODUÇÃO
Existe uma enorme variedade de produtos naturais e dentro deste grupo encontram-se os alcalóides que possuem uma grande atividade biológica e enorme utilidade para a humanidade. São importantes para o mercado farmacêutico na descoberta e desenvolvimento de novas drogas.
A ornitina é precursora dos alcalóides tropânicos, os quais apresentam em comum uma estrutura bicíclica, denominada tropano 8 – metil – 8 - azabiciclo – (3,2,1) - octano. O anel tropano é formalmente constituído pelos anéis pirrolidina e piperidina. Dependendo da orientação α (alfa) ou β (beta) de uma grupamento hidroxila na posição C-3, este fornece dois isômeros geométricos: tropanol (tropina) e pseudotropanol (pseudotropina). A esterificação do grupo hidroxila com ácidos aromáticos origina os alcalóides de maior importância farmacêutica e podem ser encontrados nas famílias Solanaceae (tipo atropina) e Erythroxylaceae (tipo cocaína).
A atropina é um alcalóide de núcleo tropânico encontrado na planta Atropa belladona e outras de sua família. Ele age interferindo na ação da acetilcolina no organismo. É um antagonista muscarínico que inibe as terminações nervosas parassimpáticas.
2. ATROPINA
2.1. Formas de apresentação Forma em base livre. Forma salificada.

2.2. Curiosidade histórica
Registros históricos relatam alguns efeitos da atropina na antiguidade quando Atropa belladona era adicionada ao vinho das festas dionísicas, proporcionando uma espécie de alucinação coletiva e atuando como desinibidor nas festas orgíacas. Era também utilizada para

Relacionados