Trabalho noturno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS DO TRABALHO NOTURNO
 
A comodidade de ter serviços e produção funcionando 24 horas por dia pode implicar em problemas de saúde naqueles que trabalham no período da noite. Isso porque dormir durante o dia não é a mesma coisa que à noite, principalmente entre as mulheres. Os sons da casa e da rua, e a claridade impedem que a pessoa se "desligue" para dormir e cumpra todas as fases dosono, fundamentais para a reposição das energias.
Na pesquisa realizada com um grupo de trabalhadores de uma fábrica de plásticos, com turnos no período noturno, os pesquisadores Lúcia Rotenberg, Luciana F. Portela, Willer B. Marcondes e Cristiano de P. Nascimento, do Instituto Oswaldo Cruz; e Cláudia Moreno, do Departamento de Saúde Ambiental e do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e RitmosBiológicos, ambos da USP, chegaram a algumas conclusões.Uma delas é que as mulheres têm mais dificuldade para dormir durante o dia, uma vez que, em geral, são elas que cuidam dos afazeres diurnos da casa. Isso as impede de dormir o mesmo número de horas que dormiriam à noite. Já os homens, apesar de se queixarem do barulho do dia, conseguem dormir mais horas. O grupo estudado foi de 46 pessoas -30 mulheres e 16 homens. A média de horas dormidas do grupo difere em relação ao sexo e se esses trabalhadores têm ou não filhos até 10 anos de idade: 5,5h para os homens e de 4,6h para as mulheres. Quando se trata de homens e mulheres que têm filhos, observou-se que para eles a presença de crianças na casa não faz diferença. Para as mulheres, sim.
SAÚDE Essa mudança no padrão do sono dostrabalhadores noturnos gera problemas à saúde e dificulta os relacionamentos. Os entrevistados disseram que se sentem sempre cansados, se alimentam errado em função dos horários diferentes do restante da família e seu humor está sempre alterado. A necessidade de repor as horas perdidas de sono interfere também no lazer, nos relacionamentos amorosos e no sexo.
Marco Túlio Mello, do Departamento dePsicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisa o sono de motoristas de ônibus e caminhões e diz que a redução no tempo total de sono faz com que o trabalhador não passe por todas as suas fases, o que provoca alterações no ritmo biológico, sonolência no trabalho, perda de memória, diminuição do processo cognitivo e dos reflexos. Fica mais exposto a acidentes ocupacionais, aoestresse e a fatores emocionais. "É preciso adequar as escalas de trabalho, respeitando o fator biológico e social e não privilegiando apenas o financeiro. O trabalhador, com boa qualidade de vida, produz mais e não o inverso!", diz Mello.

[pic]
O ser humano, em seu cotidiano, desenvolve atividades que representam a sua expressão de trabalho. Em determinadas situações (ou condições), esse trabalhopode representar satisfação para alguns e sacrifício para outros; enfim, são os condicionantes que envolvem o mercado de trabalho. Com a alta competitividade atual, em um mercado cada vez mais exigente, nota-se uma constante busca das organizações, pela maior produtividade com níveis elevados de exigências.

Nesta constante procura pela produtividade com qualidade, as organizações procurammelhorar os níveis de escolaridades de seus trabalhadores, muitas vezes estabelecendo metas para que o ensino fundamental e o médio sejam concluídos. É neste contexto que os trabalhadores noturnos ficam expostos a uma grande carga física, cognitiva e psíquica, pois, além do desgaste do trabalho submetem-se as exigências que a vida escolar impõe. Toda essa dupla jornada em atividades, somadas ao tempo delocomoção, entre outros, acaba por comprometer o período de sono, que por sua vez prejudicam o seu rendimento escolar, contribuindo para o absenteísmo, a evasão e a reprovação escolar.

Vários estudos salientam o efeito nocivo para a saúde dos trabalhadores, causado pela falta de sono e sua influência no desempenho cognitivo dos indivíduos. Todo ser humano, merece ter uma vida saudável, com...
tracking img