Trabalho no modelo peti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Casas Bahia
A Casas Bahia é uma popular rede de varejo de móveis e
eletrodomésticos do Brasil. Fundada em 1952, em São Caetano do
Sul, no estado de São Paulo, pelo imigrante polonês Samuel Klein.
A Casas Bahia está entre as 250 maiores empresas de varejo do
mundo e é reconhecida como referência nacional no varejo
direcionado à população de baixa renda.
Há 57 anos no mercado, emprega cercade 60 mil colaboradores e
possui filiais espalhadas em 10 estados brasileiros. Sua estrutura
ainda compreende oito centros de distribuição, seis entrepostos e
frota própria de veículos leves e pesados, além de um centro de
tecnologia (CT) considerado referência em tecnologia da informação
no varejo.
Sua atividade é focada na comercialização de produtos e de serviços
por meio de suas lojas.Parte relevante de seu resultado é oriundo do
financiamento ao consumidor.
Dados Operacionais
 Líder de mercado no varejo de bens duráveis;
 Marca consolidada, maior anunciante do país;
 Forte parceria com fornecedores
 Negócio com estrutura bem integrada (comercial, operações,
logística, TI, contact center, Fábrica de Móveis);
 Foco nos segmentos de baixa renda (classes C e D);
Maior operação de financiamento ao consumidor no varejo: base de
mais de 30 milhões de clientes;
A evolução tecnológica e a alta competitividade trouxeram inúmeras ferramentas da qualidade com o propósito de aperfeiçoar a produção em vários aspectos como evitar atrasos na entrega de pedidos, altos estoques de matéria-prima, desperdício de materiais, dentre outros. As ferramentas permitirammelhorar processos como também poderiam melhorar as pessoas que participam destes processos. As resistências das pessoas quanto às mudanças na organização com relação à aplicação das ferramentas da qualidade foram muitas. Sabe-se que através dos processos de mudança é que se implementa a Qualidade Total na empresa, porém não é simplesmente mudando e aplicando ferramentas de qualidade de forma mecânicaque se obterá resultado. É através da busca por melhoria contínua não só nos processos, mas também de uma gestão participativa, isto é, valorizando a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre diversos aspectos da administração das organizações, de modo que todos possam estar envolvidos, caso contrário, a organização corre o risco de que a Qualidade Total não obtenha sucesso.
Opresente trabalho se divide em três partes, sendo que na primeira optamos por fazer uma breve introdução sobre o assunto, na segunda parte realizamos o levantamento teórico sobre o tema “Qualidade Total e Gestão Participativa” apresentando exemplos de casos, e no terceiro, as considerações finais.
mpe compromissos com planos e metas; e assim por diante.
Qualidade é um programa de mudançascomportamentais, portanto, se esta e estará falando de pessoas. Mudanças comportamentais exigem alto esforço, dedicação e perseverança, e isto tem que vir do topo da organização.
Os principais executivos, ou os donos, das organizações que se interessam por qualidade, na verdade, estão mais interessados com o modismo do que com as verdadeiras implicações e conseqüências do programa, sem, contudo se daremconta de que estão lidando com comportamento, com pessoas, com interesses pessoais e com (des)equilíbrios de poder. É fundamental que os dirigentes de empresas entendam que programas de qualidade são programas que tratam do comportamento das pessoas e, portanto, levam tempo. O programa de qualidade, só é viável com o real interesse e entendimento de que qualidade é bom e traz retornos para aorganização. Mas as empresas que têm trabalhado com perseverança têm provado que a espera vale a pena. É inútil, tentar iniciar programas de qualidade sem o verdadeiro interesse da alta administração.
Além da ansiedade por resultados em curto prazo, outra situação que leva ao aborto de inúmeros programas de qualidade é a expectativa exagerada dentro das empresas. O processo de implantação da...
tracking img