Trabalho ncrf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Contabilidade Finaceira III

Trabalho de Grupo

Docente: Prof. Paulo Castanho

Alunos:

Cristina Maria Tenório Cortes, nº 10461
Nuno Alexandre Oliveira Leão, nº 12796
Teresa Isabel Costa de Oliveira Martins, nº 12798

Janeiro 2010

Índice

1 – Nota prévia e introdução---------------------------------------------------------------------------------------3-5

2 – NCRF 17– Agricultura ---------------------------------------------------------------------------------------6-10

3 – NCRF 18 – Inventários--------------------------------------------------------------------------------------11-14

4 – NCRF 20 – Rédito--------------------------------------------------------------------------------------------15-18

5 –Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------------------------19

Nota Prévia

O presente trabalho, tem como objectivo uma abordagem sobre três Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro do novo Sistema de Normalização contabilística.

O trabalho estrutura-se essencialmente em três grandes partes: uma pequena introdução aos temas a abordar, uma segunda parte onde se irácaracterizar cada NCRF em análise e desenvolver os conceitos e apresentar exemplos práticos, e uma última parte onde se apresentam as principais conclusões da análise dessas NCRF.

Introdução

O Sistema de Normalização Contabilístico (SNC) entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2010, substituindo o Plano Oficial de Contabilidade (POC) que vigorava desde 1977. Comparativamente ao anteriorPOC, o SNC traz profundas mudanças e não se limita apenas a um conjunto de alterações concretas à forma de registo e relato financeiro mas sim, e principalmente, a uma mudança na divulgação de informação financeira, sendo um sistema contabilístico assente mais em princípios do que em regras.

O novo SNC, surgiu da necessidade de aproximação do modelo contabilístico nacional à legislaçãocontabilística da União Europeia (UE), associada com as normas internacionais de contabilidade denominadas de Internacional Accounting Standard (IAS) e com as International Financial Reporting Standards (IFRS) emitidas pelo Internacional Accounting Standards Board (IASB).
A Comissão de Normalização Contabilística (CNC), apresentou em 15 de Janeiro de 2003 um documento de orientação para aquiloque viria a ser hoje o Sistema de Normalização Contabilística. Nesse documento, a CNC apontava as principais razões para a normalização, sendo as principais as alterações que conjuntura económica e financeira sofreu nos últimos anos e ainda o grande desenvolvimento de algumas empresas, bem como a sua internacionalização.
O SNC tem a sua aprovação no Decreto-Lei nº 158/2009, de 13 de Julho, e osdiplomas que o acompanham foram publicados pelas Portarias n.º 986/2009, de 7 de Setembro (Modelos de Demonstrações Financeiras) e n.º1011/2009, de 9 de Setembro (Código de contas e Notas de enquadramento) e pelos Avisos n.º 15652/2009 (Estrutura conceptual), n.º 15653/2009 (Normas interpretativas), n.º 15653/2009 (Norma contabilística e de relato financeiro para pequenas entidades), e n.º15655/2009 (Normas contabilísticas e de relato financeiro).

O SNC é composto pelos seguintes instrumentos:

• Bases para a Apresentação de Demonstrações Financeiras (BADF)
• Modelos de Demonstrações Financeiras (MDF)
• Código de contas (CC)
• Normas Contabilísticas de Relato Financeiro (NCRF)
• Norma Contabilística e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF – PE)
•Normas Interpretativas (NI)
As NCRF são uma adaptação das normas internacionais de contabilidade tendo em conta o tecido empresarial português, e têm por base a Estrutura Conceptual (EC).
A Estrutura Conceptual, é a base para o desenvolvimento de novas normas, estabelecendo um quadro de referência comum e ajuda os preparadores das Demonstrações Financeiras (DF) a adoptar as normas e a...
tracking img