Trabalho Nath Termometria

1805 palavras 8 páginas
COLÉGIO SANTA MADALENA SOFIA

TERMOMETRIA

DISCIPLINA: Laboratório de Física
ALUNA: Nathália Powell Nº 42
PROFESSOR: Daniel Japiassú

Maceió,08 de março de 2015
COLÉGIO SANTA MADALENA SOFIA

TERMOMETRIA

Maceió,08 de março de 2015
SUMÁRIO

1. Introdução teórica....................1
2. Objetivo...................................3
3. Material utilizado......................3
4. Procedimento experimental......3
5. Resultados e discussões............4
6. Material utilizado......................7
7. Procedimento experimental......7
8. Resultados e discussões............8
9. Conclusão.................................8
10. Referências bibliográficas.........9
11. Anexos....................................10

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A Termometria é a parte da Termologia que se dedica ao estudo das medidas de temperatura e os efeitos provocados pela sua variação.
Ao longo de muitos anos através de seus sentidos o homem trava conhecimento com o mundo físico que o cerca. A primeira noção que se tem de temperatura é estabelecida a partir da sensação térmica que o tato proporciona, traduzida pelos termos frio, quente, gelado, morno, etc.
No entanto, para fins científicos, o critério "sensitivo" para avaliação das temperaturas é vago e impreciso, pois depende da pessoa e das condições nas quais a mesma se encontrava. Logo, surgiu a necessidade de se estabelecer um instrumento padronizado de medida de temperatura que independa do sentido do tato. A invenção do termoscópio, termômetro cujo princípio físico era a expansão do ar, teve papel primordial no desenvolvimento da termologia, sendo mencionado por numerosos estudiosos entre o final do século XVI e o início do XVII. Desde então termômetros cada vez mais modernos e sofisticados passaram a surgir.
Assim, somente a partir do momento em que a temperatura passou a ser determinada com precisão satisfatória, várias grandezas ganharam um importante significado prático no desenvolvimento da Física

Relacionados