Trabalho na idade media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Cite as principais características do trabalho na Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea e a relação com o tipo de subjetividade do trabalhador em cada uma das épocas.
Idade Média – NaIdade Média não havia noção de emprego. A sociedade era rural, o ritmo de trabalho era dosado, realizado em oficinas familiares, havia uma grande dificuldade de mão-de-obra. A relação trabalhista daépoca era a relação senhor-servo. Um servo podia sair das terras do senhor de terras e ir para onde quisesse desde que não tivesse dívidas a pagar para o senhor das terras. Nesse período, não há oindivíduo independente; todos são dependentes, e essa dependência pessoal caracteriza tanto as relações sociais da produção material, quanto as outras esferas da vida baseadas nessa produção. O regimefeudal, as relações sociais entre as pessoas na realização de seus trabalhos revelam-se como suas próprias relações pessoais, não se dissimulando em relações entre coisas, entre produtos do trabalho.Idade Moderna –Nessa época a visão cristã sobre o trabalho passa a ser como um meio de salvação. Houve grandes mudanças nas áreas tecnológicas, econômicas e sociais, a consolidação da sociedadecapitalista e novos modos de produção. A partir da Revolução Industrial os trabalhadores deixam de dominar o processo produtivo e vendem sua força de trabalho por salários. Houve a formação de sindicatos eassociações e o enriquecimento da burguesia, bem como uma grande mudança no processo produtivo, como a produção em massa com os mínimos custos.
Idade Contemporânea – Nesta época o trabalho sofregrandes mudanças, passando o trabalhador a ter autonomia e controle sobre determinadas funções. Passa a ter flexibilidade de tarefas, atividades e funções, equipes de trabalho, trabalho intelectual.Precisa ter conhecimento dos sistemas e compreensão dos conceitos, além de necessidade constante de aprendizagem.

2. Explique com suas palavras a concepção de saúde para a psicologia do trabalho e...
tracking img