Trabalho não finalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAR E COMPARAR A APTIDÃO FÍSICA E O DESEMPENHO TÉCNICO DE CRIANÇAS DE 11 E 12 ANOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL

PAVIANI, Jones J.
Faculdade da Serra Gaúcha – FSG
Curso de Graduação em Educação Física

Resumo: Este artigo tem como objetivo comparar as diferenças nos testes de velocidades, testes de agilidade, teste do voleio e IMC. Analisar as relações entre o perfil deaptidão física e correlacionar às medidas dos testes de voleio obtidos com as variáveis obtidas através de testes motores de velocidade e agilidade em crianças de 11 e 12 anos freqüentadoras de uma escola de futsal e não freqüentadoras de escola de futsal.

INTRODUÇÃO

No processo de desenvolvimento e aprendizagem o ser humano encontra uma variedade de informações provenientes de estímulosinternos e externos, que contribuem para a sua formação. As mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do processo de aprendizagem relacionam-se fortemente às informações recebidas no meio ambiente, como métodos de educação e oportunidade para a prática de atividades. Desta forma, a oportunidade de experiências motoras, a convivência social e a interação do indivíduo com o ambiente,tornam-se importantes na construção de um repertório de conhecimentos fundamentais que formam a base das estruturas responsáveis pela aprendizagem das habilidades de maior complexidade.
Para Schmidt (1998), durante toda a vida passamos por processos contínuos de aprendizagem. Esta capacidade nos permite adaptar a características singulares em ambientes diferentes. Mudanças em diferentes domínioscomo cognitivo, motor, sensorial e perceptivo, geram um aumento nas potencialidades de desempenho do individuo. Esse desempenho é acrescido quando novos conhecimentos e mudanças nas capacidades de diversos domínios se interagem, tornando a aprendizagem humana constante e progressiva.
Para Chiviacowsky e Tani (1993) consideram a aprendizagem motora como um conjunto de processos relacionadoscom a prática, que levam a uma melhora dos mecanismos internos subjacentes conduzindo a uma capacidade mais efetiva para executar a habilidade. Isto permite ao executante desempenho mais eficiente.
Já Magill (2000), trata aprendizagem motora como uma alteração na capacidade de desempenhar uma habilidade motora, que deve ser inferida por uma melhoria relativamente permanente no desempenho,devido à prática ou à experiência. Para que essas alterações se caracterizem processo de aprendizagem, devem resultar em acréscimos de proficiência relativamente duradouros na capacidade de desempenhar habilidades, podendo ser transportadas em contextos futuros.
Diversos fatores podem interferir na aquisição de uma habilidade motora destacando-se estabelecimento de metas, instrução verbal,demonstração, feedback, conhecimento de resultados e a prática, uma variável considerada importante por representar se relacionar diretamente a forma de análise comportamental (CHIVIACOWSKY; TANI, 1993).
As habilidades motoras e cognitivas constituem um dos alicerces da competência motora. Esta competência, segundo PERES (1995) apud SOTO (2000), refere-se à capacidade do indivíduo deresolver problemas, enfrentar situações, organizar, planejar, transformar o meio, sentir-se competente, ter conhecimento dos processos e atitudes adaptando-os a situação presente.
Apesar de a quantidade prática ser importante para o processo de aprendizagem motora, há indícios que apenas quantidade não assegura o melhor processo de aprendizagem. A forma com que a prática é organizadainterfere tanto na qualidade e quantidade de informações recebidas, processadas e geradas (TANI, 2005).
Durante a fase pré-pubertária e pubertária a maturação biológica pode diferir consideravelmente para a mesma idade cronológica por causa do resultado das modificações ocasionadas pelo crescimento e desenvolvimento. Observa-se neste período que o nível de desempenho atingido em vários tipos...
tracking img