Trabalho musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Música: Até Quando Esperar
Gênero: Rock/Punk Rock
Faixa 07
Ano: 1985
Compositores: André Gutje, Phili PPE-SEABRA
Interprete: Plebe Rude
Tema: o concreto já Rodou


Banda:
A Plebe Rude foi uma das grandes bandas de Brasília dos anos 80. Com letras inteligentes e críticas, que iam direto ao ponto, a Plebe, assim chamadas pelos fãs, teve de encarar situações difíceis, como por exemplo,apanhar da polícia por conta de suas músicas que parece ainda fazer bastante sentido perante a realidade do Brasil.
Essa musica composta por esse garoto de 16 anos com alta capacidade cognitiva e de processamento e análise crítica das informações, com questionar e escrever coisas como com tanta riqueza por ai a onde é que está? Cadê sua fração? Até quando esperar a plebe ajoelhar, esperando aajuda de Deus?
Nos dias de hoje temos garotos com mais de 16 anos escrevendo coisas como exemplo: Meteoro da paixão, kuduro, Eu quero tchu eu quero Tchá, Ai se eu te pego. E sem a capacidade de entendimento de construções mais complexas ou do mundo em sua volta. E assim podemos perceber que há uma regressão, com relação à maneira de compor uma música que retrata a realidade do país. Seria uma fugapara os problemas da nação. Um mito fundador? Ou seria uma incapacidade de compor.
A música apresenta uma temática voltada para os acontecimentos no país, a má distribuição de renda, as desigualdades sociais e a religiosidade do cidadão brasileiro de problemas gerados por uma elite dominante que exclui parte da sociedade brasileira, fazendo com que pessoas passem de um dia para o outro a pediresmola e a viver nas ruas e nos semáforos como vimos até hoje em todas as grandes cidades do Brasil.
Os problemas gerados por uma má administração e descaso do poder público com o próprio desenvolvimento do Brasil e com as classes populares. Nesse momento vários descompromissos e problemas políticos são supostamente resolvidos, mas ao mesmo tempo , o Estado deixou de lado as classes menosfavorecidas. Encontramos a idéia de desenvolvimento e progresso e do próprio consumo desenfreado, ou até mesmo uma suposta seção de crescimento. Para alguns houve esse crescimento e enriquecimento, mas para boa parte da população, miséria, fome, descaso e falta de habilitação eram problemas gerados por esse desenvolvimento excludente.
O aspecto social de Até quando esperar representa as desigualdades, otrabalho infantil, à educação, a religião e uma crítica direta ao estado e a segurança como forma de protesto social.
O surgimento da música se deu no momento de reviravolta política, com a transição do sistema de Ditadura Militar para o tão almejado processo de Democratização do País.
Após anos de Ditadura Militar, os acontecimentos colocavam um novo desafio para o Brasil, apesar de tantosfatos dolorosos para a nação, a geração que viria depois desses anos, ainda sofreria algumas seqüelas deste momento de autoritarismo, perseguições, torturas e censuras por parte de um Estado ditador, fazendo com que várias pessoas sofressem com tais problemas. O início dos anos 80 é marcado por uma serie de mudanças no panorama político e social acompanhado de uma crise econômica. A populaçãoapresentava padrão de vida precária sob grande desatenção do Estado sobre investimentos em políticas sociais, convivíamos com altas taxas de inflação: baixo crescimento do PIB; nossa economia era fechada a produtos estrangeiros e sofríamos com a forte atuação de aligapólis e monopólios controlando preços e salários.
Surgem várias maneiras e condições antes proibidas, mas agora poderiam ser ditados efalados e até mesmo cantadas para desabafar uma dor que abalou e abala, até os dias de hoje, problemas como a exclusão social e outros problemas que surgem e aparecem de uma maneira visível para aqueles que, até pouco tempo, não tinham a visão de um Brasil sob uma Ditadura Militar.

A desigualdade social segundo Karl Marx

Segundo ele acreditava que a miséria é utilizada como um instrumento...
tracking img