trabalho moacir digitado completo Formatado e revisado

1730 palavras 7 páginas
Faculdade paulista de educação e comunicação/uniesp
A GESTÃO ESCOLAR E O PAPEL DO DIRETOR
O GESTOR E O PODER SIMBÓLICO

Daniela Aparecida da Trindade de Oliveira

Professor Moacir Silva de Castro

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

A GESTÃO ESCOLAR E O PAPEL DO DIRETOR NA ESCOLA 4

O GESTOR E O PODER SIMBÓLICO 6

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 9

CONCLUSÃO 10

INTRODUÇÃO

. Considerando a necessidade de uma política- pedagógica democrática e de gestores que lutem para que a escola não se limite apenas em cumprir regras e ou metas estabelecidas, se é preciso analisar e estudar possibilidades e alternativas para que a escola possa agir de forma correta e coerente nas divergentes situações que poderão surgir no dia a dia da escola.
Contudo para que uma gestão aconteça devemos ter conhecimento de qual é o perfil de nossas escolas e das pessoas que estão a administrando, quais são seus perfis e seus anseios na construção da unidade escolar democrática.
Este estudo possibilita analisar e conhecer uma vertente do que se espera de um gestor com visão e que assume seu papel de administrador
A gestão Escolar e o Papel do Diretor

A gestão escolar cabe ao diretor da escola que fica responsável de direcionar aos outros envolvidos suas respectivas atividades, levando em consideração também a participação dos pai e da comunidade que entornam a unidade.
Há todos se é atribuída a responsabilidade pelo desempenho e pelo sucesso escolar.
A escola hoje possui liberdade e autonomia para gerir seus interesses e vontades de acordo com os objetivos propostos pelo Estado. Fica na responsabilidade do diretor administrar com eficiência e coerência os recursos financeiros, materiais, pessoais e sociais que são atribuídos a unidade. O gestor escolar: È mais que um administrador que cuida apenas de seus afazeres , como orçamentos, calendários, vagas, materiais e etc (...), ele precisa antes de tudo ser um educador com visão, isso significa que ele deve estar conectado ao cotidiano da

Relacionados

  • Pequisa pratica da pratica docente
    21386 palavras | 86 páginas
  • Informática
    13276 palavras | 54 páginas
  • A aule desde a sua fundação
    197084 palavras | 789 páginas