Trabalho metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Há tempos o homem vem tentando entender a si mesmo juntamente com os problemas que o permeiam. O rendimento do ser humano em atividades do dia a dia, é uma grande preocupação da sociedade atual, pois não são um ou dois fatores que influenciam este problema, mas sim vários, estes que estão inseridos em aspectos psicológicos, físicos, químicos, entre outros. O grau de complexidadedeste assunto é tanto que envolve estudiosos de todas as áreas do conhecimento pela busca da compreensão, e conseqüentemente das soluções possíveis para o problema.

O presente estudo vêm para acentuar ainda mais este problema, com o propósito de demonstrar os fatores determinantes no rendimento escolar dos alunos do curso de engenharia.





















RevisãoBibliográfica

Na literatura pertinente são feitas algumas especulações em relação ao rendimento escolar. Aspectos como: condição socioeconômica, falta de perspectiva profissional, apoio social, entre outros, são citados como causadores do fracasso escolar. Os fatores psicológicos também exercem influência sobre este fenômeno, tanto positiva quanto negativamente, como exemplos, podem-se citar odesenvolvimento emocional e interpessoal do estudante, a criatividade do indivíduo e sua relação com o ambiente, e ainda, a ansiedade, personalidade e sua influência no rendimento escolar. Outra ênfase é dada aos fatores fisiológicos e nutricionais, como a adequabilidade de uma dieta própria e sustentável que venha garantir um desenvolvimento cerebral e cognitivo.
Por outro lado, esse fracasso, também podeser fabricado pela própria escola, devido ao molde do currículo ao qual o aluno tem de se adaptar, fazendo com que ela adquira na maioria das vezes um caráter elitista, aumentando, assim, a relação aluno-norma escolar; porém, como destaca o autor, percebe-se que somente a alguns são destinadas as exigências de seguir tais normas à risca. Uma outra questão diz respeito à responsabilidade apontadapela instituição e seus docentes, também, apenas destinada a alguns alunos, para que atinjam o ápice do ensino-aprendizagem-formação cultural, desconsiderando a condição social, econômica, psicológica e pedagógica em que alguns outros (os possíveis “excluídos”) se encontram na dinâmica da busca do saber; por fim, outro fator é destacado quanto ao critério e modo avaliativo, o qual enfatiza, ainda,a hierarquização aluno-saber.
No caso particular dos estudantes dos cursos de Engenharia, estes constituem o grupo de alunos cujas opções de entrada mais se afastam da primeira escolha (cerca de 40% destes alunos não ingressaram na sua 1ª opção), podendo apresentar, em consequência, maiores problemas de adaptação e de empenhamento académico.
A investigação realizada nesta área tem revelado quealgumas das dificuldades de adaptação à Universidade decorrem da ineficácia dos métodos de trabalho dos estudantes. Consequentemente, a par dos problemas no ajustamento pessoal e social, emergem dificuldades de aprendizagem e de rendimento académico, em boa medida explicadas por processos de aprendizagem e métodos de estudo pouco eficazes (Almeida, 2002b; Rosário, 1997; Biggs, 2000; Watkins, 1983).O ensino superior, apelando a uma maior participação, iniciativa e autonomia dos estudantes nas suas aprendizagens, pode ser demasiado desafiante para as competências e os níveis de autonomia dos alunos. A auto-regulação da aprendizagem revela-se, deste modo, um factor decisivo do desempenho académico dos estudantes no ensino superior (Duarte, 2000; Lindner & Harris, 1993; Pintrich, Smith, Farcia& Mckeachie, 1995; Rosário, 1997; Santos, 2001). Pintrich (1995) acrescenta que, quando os alunos tomam consciência dos seus comportamentos de estudo e dos seus níveis motivacionais e cognitivos, conseguem aumentar os seus níveis de auto-regulação na aprendizagem. Comportamentos auto-regulados, reflectindo maior metacognição, controlo e monitorização do estudo e da realização em situações de...
tracking img