Trabalho metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema

Motivação



Delimitação do Tema


Programas de Incentivo


Problema


Colaboradores Motivados se mantém na organização de forma produtiva?


Definição dos Termos do Problema


Colaboradores Motivados:
São funcionários que participam de prgramas de incentivo motivacional, sejam eles financeiros, psicológicos, planos de carreira, folgas, benefícios.
Forma Produtiva:Definimos forma produtiva como os resultados do colaborador que atende as expectativas da organização de forma satisfatória, seja com o desempenho de suas tarefas dentro dos prazos e metas propostas, ou seja com a busca de mlehorias internas, ou até mesmo pela prática do absenteísmo.


Hipótese


Entendemos que um colaborador motivado permanecerá na organização atendendo as demandaspropostas.


Justificativa



Para tudo que se faz, seja no trabalho, em casa, na escola é preciso de uma “força”, uma“energia” para realizar tarefas. Segundo Vergas(apud FIORELLI, 2004, p. 118) “motivaçãoé uma força, uma energia que nos impulsionana,direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores”.
Quando ela acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas,atuam com maiorsatisfação e produzem efeitos multiplicadores. Despertá-la,mantê-la e canalizá-la para os objetivos da organizaçãotem sido preocupação constante dos administradores.
Tendo em vista a necessidade cada dia maior de estimulos na organização para motivar seus colaboradores, esta pesquisa aborda algumas formas para que essa motivação reflita no objetivo final que é o aumento da produtividade.
Esseprojeto pretende colaborar para esclarecer os métodos de incentivo que mais trazem resultados dentro das organizações, fazendo uma mensão dos métodos mais antigos utilizados para os dias de hoje.


Introdução

Mas, afinal o que motiva? Em função de sua importância para diversos aspectos da vida social e do trabalho, esta pergunta tem levado diversos estudiosos, principalmente nos Campos daPsicologia e da Administração, a desenvolverem pesquisas que possam teorizar o que leva o ser humano a ação. Mas, o que se observa é o que o público em geral tem uma tendência a aceitar os conceitos mais simples, que tentam oferecer soluções fáceis para problemas complexos. Essa tendência contribui apenas para desviar atenção das pessoas sobre os reais problemas e assim retardar os esforços reais econcretos de identificar um caminho melhor (HEIL et al, 2002). Talvez este fato justifique a aceitação da teoria das Hierarquias das Necessidades de Maslow, que foi amplamente reconhecida, especialmente entre os executivos formados na prática. Isto pode ser atribuído à lógica intuitiva e a facilidade de compreensão desta teoria (BERGAMINI, 1997).
Outro aspecto importante é que as diversasteorias de motivação não se anulam umas às outras, pelo contrário, elas se complementam (BERGAMINI, 1997). Com referência a motivação para o trabalho, esta também é a posição de Caudron (1997) que após uma pesquisa realizada com autores, teóricos, consultores e treinadores, concluiu que não existe uma abordagem tipo panacéia para obter a motivação. Ao contrário trata-se de um processo no qual osgerentes bem sucedidos empregam uma combinação de várias abordagens.A motivação tem como base o fundamento de estimular os funcionários e integrantesde uma empresa.
A motivação e liderança são resultados de atitudes de uma administração de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e benefícios oferecidos aos empregados, sejamrecompensas ou benefícios monetários ou não monetários.




















HIERARQUIA DAS NECESSIDADES SEGUNDO MASLOW
Um modelo interessante sobre os valores humanos foi apresentado por Maslow, conhecido como Hierarquia das Necessidades. No modelo temos uma pirâmide na qual a base são as necessidades básicas ou fisiológicas, como alimentação, sexo, etc. Depois dessas...
tracking img