Trabalho metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual Operacional BPA
Instalação do Sistema
Para realizar o cadastro da produção ambulatorial de cada mês, é necessário antes de tudo, baixar a versão mais atual encontrada nos sites listados abaixo:
http://www.saude.sc.gov.br/download/sia_sih/sia/index.htm
http://sia.datasus.gov.br

Antes de instalar o sistema, é necessário a instalação da base de dados que complementam o BPA, tambématualizada que pode ser encontradas nos mesmos sites descritos acima.

Após guardar esses dois arquivos na pasta DATASUS/ BPA, vá até pasta para descomprimir o arquivo:

Clique no botão executar e siga o mesmo procedimento para o arquivo do BPA como mostra a figura abaixo:

Após descomprimir os arquivos pode-se apagar a pasta de origem deles.

Após a instalação o usuário deve executar oaplicativo BPAMAG e fornecer a pasta onde se encontra o arquivo BPAMAG.GDB ou criar um novo arquivo

No Primeiro acesso ao sistema, a conta é: MESTRE e a senha é: A
A tela principal do sistema fornece a versão Atual, Competência e a versão interna do Banco de dados na parte inferior da tela.

Importação da tabela do kit nacional do SIA/SUS

O BPA permite ao usuário que ele atualize as tabelasinternas do sistema com base nos arquivos. DBF que o SIA/SUS utiliza., esta opção também deve ser utilizada após a instalação do sistema, isto porque não existem procedimentos e seus relacionamentos no processo de instalação.

Nesta opção devemos informar a pasta onde se encontra estes arquivos.

Após a atualização das tabelas internas do sistema, a tela principal nos informa qual é a versãoatual dos arquivos importados e assim podemos inserir a produção ambulatorial. Conforme veremos a seguir.

Modulo BPA-Produção

É divida em Consolidado e Individualizado.

Consolidado:

Utilize o mouse para incluir ou alterar uma produção, ou utilize as teclas Ins ou Enter, a tecla DEL exclui a produção selecionada após uma confirmação.

Deve-se informar o código CNES,competência efolha da produção. Em seguida informe os procedimentos que fazem parte desta folha, separados pelo CBO do Profissional atendente e por idade.

Todos os campos são obrigatórios, menos o campo idade, que dependendo do procedimento, não deve ser informado (procedimentos em grupo), nestes casos, o próprio sistema não permite a digitação da idade.

O procedimento pode exigir um ou mais CBO, se o CBOinformado for invalido, o sistema emite um aviso, permitindo ao usuário a imediata correção ou não.

O mesmo pode acontecer com a idade, em alguns procedimentos temos uma idade mínima e/ou máxima, caso a idade não seja compatível com o procedimento, o sistema também emite um aviso.

O procedimento pode exigir a informação da idade, caso a idade não seja solicitada, é uma característica doprocedimento não solicitar a idade.

Individualizado

Assim como visto no Consolidado, o individualizado pode ser Incluído, alterado ou excluído com o mouse ou com o teclado.

Deve-se informar o código CNES , Numero do CNS do profissional, CBO deste profissional, competência e folha da produção. Em seguida informe os procedimentos que fazem parte desta folha teclando-se ENTER em cada linha ouatravés do clique duplo com o mouse

Para cada linha digitada na folha, o sistema apresenta uma tela para a informação do procedimento de forma individualizada, onde deve-se incluir os dados sobre em suas divisões do usuário e das informações adicionais sobre o procedimento.

As criticas nesta tela são:
Nome, Data de Nascimento, Sexo, Raça/Cor e Município de Residência do usuário que devem serinformados.

Data de Atendimento, Cód.Procedimento, Quantidade, CID e Caráter do Atendimento devem ser informados.
A data de atendimento pode ser fornecida em branco para alguns procedimentos, como por exemplo os procedimentos de Fisioterapia. Desta forma deve-se informar o total de procedimentos informados na competência ao invés de informar diariamente.

O Procedimento pode Exigir uma idade...
tracking img