Trabalho mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santos, L. A.
RESUMO:

Este texto trata a respeito de uma comédia típica do teatro inglês elisabetano escrita por meados de 1596 pelo grande escritor, ator e dramaturgo Shakespeare, intitulada de "O mercador de Veneza", que trata de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outrosassuntos, relacionados à condição humana, são pontos observados e apresenta uma analise da obra em sua totalidade e aponta trechos que tem relação com o direito público e o direito privado, partindo de uma retrospectiva histórica até os nossos dias, mas procurando estabelecer, de forma sintética, os principais pontos. Neste sentido, descreve-se seqüencialmente, os sucessivos trechos relevantes para aconstrução de texto que apresenta uma co-relação com os ramos do direito acima apontados.


1 INTRODUÇÃO

Antes de delimitar o objetivo propriamente deste trabalho, necessário se faz um comentário inicial acerca do autor e da obra de base para este texto. Shakespeare foi e é considerado um dos ícones da dramaturgia e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obrasde arte e permaneceram vivas até os nossos dias, os quais freqüentemente são retratados não só no teatro, mas continuam até então fazendo grandes sucessos na televisão, cinema e principalmente na literatura. Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais belos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. Daí a razão de elaborar um texto analítico como este, onde tem por objetivo associar osprincipais objetivos da obra de base, com o direito, fazendo o público refletir sobre os valores e preconceitos, apresentados em "O mercador de Veneza", mostrando que desde a época de sua criação até os nossos dias ditos preconceitos, principalmente os religiosos são bastante visíveis e que dificilmente ficaremos livres deles.
Tendo em vista a obra se apresentar dividida em atos e subdividida emvárias senas, o presente texto faz uma análise da totalidade não se limitando a apresentar de forma cronológica detalhes da obra que não sejam relevantes para este estudo, porém, deixando claro o que Shakespeare nos passa nessa comédia, comédia essa que apresenta elementos também trágicos, sendo alguns pertinentes a romances, dentre discórdias, aplicabilidade ou não das leis perante a justiçadivina, encontros e desencontros que apesar de tudo terminam em reconciliações e um final feliz.
Para a elaboração deste trabalho foi ainda durante a investigação da obra feito uma conexão com o direito e apresenta o poder do Estado e a relação existente entre os títulos de créditos, o direito processual, a figura do devedor e do credor e do devedor solidário, o cumprimento de obrigações e porsua vez configura a relação existente ente o direito comercial, empresarial e administrativo, como ramos do direito público e privado.
Na elaboração do presente texto foi utilizada como base a obra apresentada no título deste , bem como, doutrinas, legislação e artigos diversos que dessem embasamento teórico para fundamentação, onde o delineamento de toda pesquisa foi bibliográfica , tendo umnível de pesquisa acadêmica por ter sido realizada no âmbito da academia (faculdade), conduzida por estudante e por ser a pesquisa acadêmica um dos três pilares da atividade universitária, junto com o ensino e a extensão, que visa produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, que neste caso é o Direito Empresarial e Direito Administrativo, bem como, investigações relacionadas à prática dosprocessos de ensino-aprendizado.
Desta forma foi utilizada como metodologia a leitura do livro O mercador de Veneza, e demais obras jurídicas para interpretação e associação dos pontos que tem relação com o direito público e privado, mais precisamente no direito empresarial e administrativo.

2 DESENVOLVIMENTO

Em meados de 1596 foi escrita uma comédia pelo grande escritor, ator e dramaturgo...
tracking img