Trabalho mcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História do Cal

              Ao longo das antiquíssimas rotas das caravanas, que atravessam de lado a lado o continente africano, tanto ao norte, seguindo a linha dos oásis nas proximidades do Mediterrâneo, quanto na região central, pelas savanas dos atuais Etiópia, Chade e Mali, surgem, inesperadamente, fabulosos castelos de terra; são as casbás, obras primas da arquitetura das tribosnômades.
Sua origem não é clara, mas acredita-se que tenham surgido a mais de 4.000 anos. Também não se conhece o local em que surgiram pela primeira vez, mas, no Lêmem, em plena península arábica, encontram-se casbás, idênticas às africanas. Sua história, contudo, está intimamente relacionada com a das caravanas que partiram da Arábia para ocupar as vastas extensões do continente. 
             Apesar de nômades, as caravanas deram-se conta que suas tradicionais tentas não ofereciam abrigo adequado, tanto para eles como para seus animais além de provocar uma rápida deterioração das provisões que levam. 
              Paralelamente as tribos que habitavam o continente africano, não viam com bons olhos a invasão daqueles homens vestidos de branco, portadores de estranhos Turbantes eameaçadoras alfanjes. 
              As escaramuças eram freqüentes, necessitando de abrigo. Daí o surgimento das casbás, cujas fundações eram feitas de pedras grandes, terra e cal hidratada. Esse é o registro do início da utilização da cal na construção civil.
O Cal No Brasil
A Indústria de cal iniciou suas atividades no despontar do país como nação em 1549, quando da instalação das primeiras"caieras" para fabricação da cal virgem a partir de conchas marinhas, para as argamassas de revestimento e pintura do Casario da cidade de Salvador-BA, implantada pelo Fidalgo português, Thomé de Souza, como capital da terra recém descoberta.
A colonização portuguesa levou para o interior do território brasileiro a arte de fabricar cal, principalmente para proteger das copiosas chuvastropicais as paredes de barro, armado, socado de suas moradias e suas fortificações. 
O uso do cal na vida de todos nós
No Lar: Alimentos; Artigos de limpeza; Alvejantes de tecidos; Jardins; Higienização de aviários; Arames; Couro; Alguns Metais; Pinturas; Utensílios de aço; Principalmente Rebocos;
Na Cidade: Tratamento de resíduos industriais; Tratamento de águas potáveis; Tijolos; Pinturas;Parques e jardins; Tratamento de esgotos; Refino de petróleo; Vidros; Vulcanização; Melhoria dos solos; Higienização de currais;
Na indústria: Fabricação de alimentos; Fabricação de vidros e cerâmicas; Pavimentação de rodovias; Aeroportos; Em Ferrovias; Curtumes; Fabricação de papel; Fabricação da Soda Cáustica; Defensivos agrícolas; Fábricas de graxas; Fabricação de carbureto; 

A História doGesso
O gesso é um mineral relativamente comum em rochas sedimentares, com distribuição abundante em jazidas espessas e que se encontra, por exemplo, em antigas regiões vulcânicas onde os vapores sulfurosos transformaram o calcário. Aparece frequentemente intra-estratificado com calcário e xisto argiloso e é normalmente encontrado em camadas sob depósitos de rocha salina. As jazidas de gessoencontram-se principalmente na Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido.

PROCESSO PRODUTIVO

Os trabalhos normalmente principiam com a remoção do solo à superfície, denominado por cobertura e que cobre a jazida a trabalhar. De acordo com a prática que promova a recuperação paisagística, o solo superficial é removido separadamente e cuidadosamente preservado para que possa ser reposto durante afase dessa mesma recuperação. Quando se trata de uma rocha dura, o processo é levado a cabo através da criação de bancadas ou terraços de 10-20 metros de altura, concebidos de forma a permitirem o acesso fácil de escavadoras e dumpers ou a instalação de correias transportadoras. As rochas são fragmentadas de diversos modos (prospecção, rebentamento, meios hidráulicos, etc.) e afastadas do...
tracking img