Trabalho marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Os canais de distribuição existem no marketing para facilitar o processo de transferência de produtos e serviços, permitem que os fabricantes cheguem até seus consumidores, facilitando-lhes o ato da compra. Portanto, é um conjunto de organizações que se inter-relacionam para exercer determinadas funções de marketing, distribuindo seus produtos e serviços do produtorpara o consumidor. Esses, podem ser classificados como:
VAREJISTAS
São os intermediários que vendem ao consumidor final, sendo esses, lojas de departamentos (manuseia diferentes itens de mercadoria, ou seja, várias lojas de especialidades no mesmo espaço); Lojas independentes (lojas formadas por apenas um estabelecimento); Lojas em cadeia (lojas quepertencem a um grupo e são conjuntamente administradas); Cooperativas (grupo de varejistas que se unem para aproveitar os benefícios da atuação em grupo); Lojas especializadas (lojas que oferecem aos consumidores uma linha única de produtos); Supermercados (espaço onde há concentração de diversos produtos, não havendo necessidade de vendedores).ATACADISTAS
Compram em grandes quantidades e vendem em quantidades menores para os varejistas, sendo esses, atacadistas de funções completas (operam com ampla gama de produtos, operam em determinado ramo do mercado); Atacadistas de funções limitadas (transportadoras, pague e leve, direto); Agentes (representante comercial e corretores,em alguns casos, assume a posse do produto).Alguns aspectos podem influenciar nas decisões da escolha desses canais de distribuição e na sua administração:
. Potencial de Vendas do Mercado, em certos mercados, os consumidores habituam-se a comprar em determinados intermediários, que devem ser escolhidos para a distribuição, portanto, são mercados que interessam mais aos fabricantes que terão uma maior ou mais intensa cobertura sobre eles.. Tipos de Produtos, porque alguns produtos têm complexidade técnica maior do que outros, necessitam de uma abordagem diferente dos demais para serem comercializados.
. Fatores Ambientais, em determinados momentos, as variáveis econômicas, a concorrência, os fatores climáticos e tantos outros, modificam as estratégias das organizações na comercialização dos produtos. Por exemplo, quando osmercados estão recessivos, há tendência de diminuir os canais, visando à redução de custos.
. Aspectos Financeiros e de Controle, faz-se uma análise projetando o melhor canal a ser utilizado, incluindo a relação custo-benefício.
Portanto para escolher a melhor forma de distribuição das mercadorias, o administrador de marketing deve considerar o mercado-alvo que deseja atingir e queposicionamento deseja para o seu produto, para determinar a intensidade da distribuição, sendo essa:
. Intensa, ou seja, com ampla cobertura ao mercado de atuação, com o objetivo principal de distribuição em grande número, com maior exposição dos produtos.
. Seletiva, com a seleção de intermediários, pois não há o desejo de que todos os interessados distribuam os produtos.
. Exclusiva, os distribuidoressão selecionados e trabalham com exclusividade para determinados locais ou com determinados produto ou linha.
Quando os fabricantes usam estratégias visando estimular as vendas junto aos intermediários de um canal, estão usando a estratégia do tipo pushing. E, quando um desses intermediários exerce uma função de marketing específica para atrair seus clientes visando à distribuição de bens eserviços, está usando a estratégia conhecida como pulling. O mais indicado para um melhor ou maior retorno financeiro e quanto à captação de cliente, é fazer o uso das duas estratégias.
A grande vantagem desses canais de distribuição para os clientes é encontrar os produtos em qualquer cidade, ou seja, não precisam deslocar-se para diferentes lugares para fazer suas comprar ( utilidade de...
tracking img