trabalho marisa HOBBES LOCKE E ROSSEUAU

4721 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ-UNOCHAPECO
CURSO DE DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO
PROFESSOR: LICÉRIO DE OLIVEIRA
ACADÊMICA: MARISA MARGARETE MELLO ROSSO

O HOMEM, ESTADO, NATUREZA E PACTO /CONTRATO POR HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU

1. ESTADO DE NATUREZA

1.1 HOBBES

Thomas Hobbes é o primeiro grande filósofo moral do início da modernidade (teoria contratualista). Sua ética foi marcada pelo mecanicismo. Para Hobbes o estado de natureza é amoral ou pré-moral.
A chave para entendermos Hobbes, é o que ele diz respeito ao estado de natureza. Como sabemos, Hobbes é um contratualista. Ou seja, antes de firmarem um contrato, os homens, viveriam em um estado de guerra. E só depois desse contrato, o homem, poderia viver em paz.
Para Hobbes, o homem em sua natureza é propício à guerra por causa da sua desconfiança em relação aos outros e também por se achar superior aos outros.
Hobbes foi o primeiro eticista a considerar e ver o que hoje chamamos de problema da ação coletiva, ou seja, se todos fazemos o que é bom para cada um de nós individualmente, o resultado aparentemente será o pior para todos em termos coletivos.
- Natureza humana: apesar das naturezas individuais dos homens, eles não vivem sozinhos; os homens são iguais em seu conjunto, ou seja, mesmo que haja alguém mais forte que o outro, este pode vencer pela astúcia; e são, portanto, concorrentes (e, assim, vivem em um constante estado de guerra); os indivíduos, neste estado, são dotados de razão, mas esta seria apenas um cálculo racionalista e materialista que uniria os homens por interesses comuns.
Para Hobbes, no estado de natureza, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado

1.2 LOCKE

São direitos naturais fundamentais para Locke: a vida, a liberdade e a propriedade.
Para Locke

Relacionados