TRABALHO MACHIAVEL E ARIST TELES

4975 palavras 20 páginas
ARISTÓTELES E MACHIAVEL – EXPOENTES DO MUNDO POLÍTICO

INTRODUÇÃO

O mundo político como conhecemos atualmente passou por inúmeras transformações, mudanças, variações e evoluções, que acontecem desde que o homem iniciou sua vivência em coletividade e continuam a acontecer na sociedade contemporânea, pois o homem é um ser em constante mutação. Diante desta perspectiva, faz-se necessário entender os ideais que nortearam essa formação política e que contribuíram para o surgimento da estrutura governamental utilizada em muitos países. Nesse contexto, torna-se imprescindível trazer as ideias de dois pensadores que contribuíram de forma considerável para a atual conjuntura: Aristóteles e Machiavel. Apesar da distância temporal que os separou – Aristóteles viveu na Grécia Antiga entre 384 a.C a 322 a.C. e Machiavel viveu na Itália entre 1469 e 1527 – e da distinção entre as concepções de cada um, ambos contribuíram de forma original e intensa para a evolução da sociedade política e para a formação do conceito de Estado que atualmente reconhecemos.

ARISTÓTELES E MACHIAVEL – EXPOENTES DO MUNDO POLÍTICO

ARISTÓTELES
Nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, na Trácia. Era muito jovem quando seu pai, Nicômaco (médico muito conhecido), faleceu. Sua educação ficou aos cuidados de Próxeno, amigo muito próximo da família. Aos 17 anos foi para Atenas e em 367 a.C., quando Platão retornou da Sicília e retomou o magistério, tornou-se seu aluno. Morreu em Cálcis, na ilha de Eubéia, em 322 a.C., deixando dois filhos: Pítia (com o nome de sua mulher) e Nicômaco (com o nome de seu pai).
Discípulo de Platão, Aristóteles tornou-se crítico do mestre e elaborou uma filosofia original, que criticava muitos pontos defendidos por outros pensadores. Para ele, a sociedade natural é a família; com a associação dessas famílias surgiram as aldeias e a reunião de várias aldeias deu origem às Cidades.
Segundo Aristóteles, o Estado ou a Sociedade Política é natural e

Relacionados