Trabalho Luiz Fernando Demosntra Es Cont Beis

342 palavras 2 páginas
Demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis são partes integrantes de todas as informações financeiras divulgadas por uma entidade, a fim de resultar em ferramenta útil à tomada de decisão.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, em uma de suas estruturas conceituais, define o objetivo das demonstrações como segue:
O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças nas finanças da entidade, que sejam úteis à um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. (ESTRUTURA CONCEITUAL CPC 00, 2008, p.7)
Esse conjunto de informações que visam mostrar a realidade de uma entidade inclui o balanço patrimonial, os relatórios administrativos, as notas explicativas, além de diversos outros demonstrativos que de forma restrita ou abrangente mostram de fato o resultado empresarial em um determinado exercício ou ano.
Ao analisar esses demonstrativos, deve-se fazer uma interpretação de todos os índices, de liquidez, de solvência, variações patrimoniais e riqueza gerada pelas movimentações diárias.
Pode-se perceber também que, uma entidade que não possui controle e um sistema contábil que lhe permite definir e fornecer as informações necessárias, possivelmente não alcançarão também, de forma transparente e concisa, a comprovação dos fatos ocorridos nas atividades empresarias; E são estes fatos que darão origem à todas as demonstrações que a empresa tem a obrigação de divulgar para relatar á todos os dados recolhidos pela contabilidade.
As informações contidas nos Balanços Patrimoniais, nas Demonstrações de Resultado do Exercício, nas Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados, nas Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e suas Notas Explicativas são elaboradas para determinar os pontos-chave que serão os guiadores para o aperfeiçoamento dos resultados das empresas.
Sabe-se que a contabilidade, através de todas as suas

Relacionados