Trabalho Log stica Reversa JO O GABRIEL

438 palavras 2 páginas
Trabalho – Logística Reversa
NOME: JOÃO GABRIEL PANATTA ALVES
DISCIPLINA: LOGÍSTICA

RESUMO
Reciclagem do Óleo de Cozinha Usado: Uma Contribuição para Aumentar a Produtividade do Processo.

Normalmente a palavra logística é associada ao gerenciamento do fluxo de materiais da indústria ao ponto de consumo, entretanto o fluxo reverso pode ser notado como um importante processo se tratando da palavra do momento responsabilidade socioambiental que obtém destaque através da ‘’logística reversa”.
Notamos que a velocidade é constante proporcional no momento em que a sociedade se desenvolve e o meio ambiente se degrada. É necessário urgentemente implementar práticas sustentáveis para salvarmos o planeta deste caos que a humanidade está causando por meio dos seus interesses.
Falando de Logística Reversa do Óleo de Cozinha alguns dados podem ser observado, e serem considerados de estrema importância e alerta para o nosso país.
Onde cerca de 3,72 milhões de toneladas de óleo vegetal são consumidos no Brasil, e óleo de soja é o mais consumido, chegando a 3,2 milhões de toneladas, representando cerca de 86% do consumido.
A Logística reversa é fundamental que se tenha uma atenção especial no que diz respeito ao processo inverso, do ponto de consumo ao ponto de origem, com o objetivo de realizar um descarte adequado ou o reaproveitamento e reciclagem de produtos e materiais, com reutilização destes na cadeia de valor.
O Óleo de cozinha no seu retorno à produção, como matéria-prima, poderá agregar valor econômico à cadeia produtiva, diminuindo o custo do produto conforme já foi observado e um projeto reverso só será sustentável caso a soma dos custos de todos os procedimentos e operações necessárias seja menor do que o valor da matéria retornada.
Existem empresas que tem a missão de oferecer soluções ambientais adequadas para o tratamento de resíduos diversos, mas infelizmente ainda tramita no Congresso Federal, o projeto de lei que dispõem, respectivamente, sobre: A obrigação

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas