Trabalho Log Stica Classifica O E Unitiza O De Cargas

2358 palavras 10 páginas
Logística
Armazenagem e Movimentação de Materiais
Professor Ulises

CLASSIFICAÇÃO E UNITIZAÇÃO DE CARGAS
INTRODUÇÃO
• A finalidade da unitização é agilizar a movimentação, com isso, reduzindo os custos por meio da utilização de modernos equipamentos, além de trazer segurança por causa da proteção oferecida ao produto.

CLASSIFICAÇÃO E UNITIZAÇÃO DE CARGAS

• Características das cargas como, por exemplo, peso, volume, perecibilidade, inflamabilidade, fragilidade, indicam as peculiaridades do armazenamento, manuseio e processamento dos insumos. Consequentemente, influindo na estratégia logística.

CLASSIFICAÇÃO UNIVERSAL DAS CARGAS
• Afim que se tenha uma uniformidade no transporte de cargas entre diferentes países, houve a necessidade de uma classificação das cargas de forma universal. Devido à necessidade de um manejo diferenciado há uma classificação especial das cargas em frigoríficas e perigosas.

CLASSIFICAÇÃO UNIVERSAL DAS CARGAS





Carga Frigorificada: É a carga que necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto durante o transporte.
Por exemplo: frutas e carnes.
Carga Perigosa: Aquela que pode provocar acidentes em virtude de sua natureza, gerando danos às demais cargas, meios de transportes e/ou colocando em risco as pessoas que manipulam essa carga. Dividida nas seguintes classes: explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis e semelhantes, substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas (venenosas) e substâncias infectantes, materiais radioativos, corrosivos e variedades de substâncias perigosas diversas.

• Para se realizar a unitização classifica-se as cargas de acordo com a sua natureza. A carga pode ser a granel ou geral e quanto à forma de transporte é divida em granel, individual ou agrupada

• Carga a Granel (Bulk): é carga líquida ou seca embarcada diretamente e transportada sem acondicionamento
(embalagem), não apresentando marca de identificação e sem
contagem

Relacionados