Unipli - Anhanguera

Química I

1.0-Introdução

O meio material ao nosso redor, com suas formas, propriedades e valores, reflete a enorme variedade de maneiras como os átomos se ligam paraformar compostos. Por isso, as ligações químicas representam um assunto de fundamental importância, e seu conhecimento é essencial para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nossomundo. Algumas substâncias, como as que compõem os alimentos e combustíveis, fornecem energia mediante a quebra e a formação de ligações químicas; outras interagem dando origem a novos compostos oufacilitam a dissolução de resíduos em um meio fluido (solventes, detergentes). Desse modo, a dinâmica das ligações químicas acaba regendo a nossa vida.

As ligações químicas representam um assunto defundamental importância, e seu conhecimento é
essencial para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nosso mundo.

A natureza da ligação química é revelada a partir da estruturaeletrônica dos átomos, mostrando como esta afeta as propriedades macroscópicas das substâncias. Os três tipos mais comuns de ligações químicas, consideradas fortes e que estão presentes na maioria dasmoléculas (ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica).

1.1-Ligações Químicas
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estruturabásica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substânciasquímicas.
Para exemplificar podemos citar o alfabeto em que podemos juntar as letras para formar as palavras. Os átomos, comparando, seriam as letras e, as moléculas seriam as palavras. Na escrita nãopodemos simplesmente ir juntando as letras para a formação de palavras: aasc em português não tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porém se organizarmos essas letras teremos casa... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Trabalho ligações quimicas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Liga%C3%A7%C3%B5es-Quimicas/113444.html

MLA

"Trabalho ligações quimicas" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Liga%C3%A7%C3%B5es-Quimicas/113444.html>.

MLA 7

"Trabalho ligações quimicas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Liga%C3%A7%C3%B5es-Quimicas/113444.html>.

CHICAGO

"Trabalho ligações quimicas." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Liga%C3%A7%C3%B5es-Quimicas/113444.html.