Trabalho leite uht

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
●Introdução

“No mercado interno a cadeia produtiva do leite, é grande importância por produzir uma fonte de proteínas indispensável na dieta dos brasileiros.Estima-se que existam 1 milhão de produtores formais e milhares de outros produtores informais.”(NEVES,Marcos Fava.p.128.Agronegócio do Brasil.)

O significado de Leite UHT é Ultra High Temperatura. (alta temperatura), para seu consumonão há necessidade de fervura, além de ser mais barato porque é industrializado. Porém durante seu processamento um pouco de suas propriedades nutricionais e de suas vitaminas são perdidas.
O Brasil atualmente ocupa a 6ª posição no ranking mundial de produção de leite, e a 3ª em número de rebanhos de vacas leiteiras. Além de ser responsável por 70 % do volume total de leite produzido por quecompõem o MERCOSUL.

Cadeia Produtiva do Leite UHT

• Antes da Porteira ou Montante

Entre os seguimentos que fazem parte do abastecimento de insumos desse setor podemos destacar os setores de:

• Rações (deve-se considerar o tipo de produção, os tipos e valores nutritivos dos alimentos a serem utilizados)

Fonte:(arquivo pessoal)

• Produtos veterinários: (vacinas, medicamentos)

Fonte: (arquivo pessoal)

• Suplementos Minerais: (A matéria – prima é o fosfato natural)


Fonte: (arquivo pessoal) Fonte: (boiapasto.com.br)21/05/11

• Comercialização de sêmen: ( Melhoramento genético do rebanho . Para aatividade leiteira, proporciona animais mais produtivos e adaptados a diversas regiões do país)

Fonte: (atarde.com.br) 21/05/11

• Água de boa qualidade

Fonte: ( arquivo pessoal)

• Ordenheira: (é principal máquina em uma produção de leite , sendo o único equipamento que fica em contato direto com a vaca)

Fonte:( brasmenon.com.br)

●Instalações adequadas para ordenha: (o local onde érealizada a ordenha deve ser projetado de forma que as vacas fiquem bem acomodadas e tranquilas além de oferecer segurança ao ordenhador)

Fonte: ( planetavegetariano.blogspot.com)

●Dentro da Porteira e Manejo

●A importância da saúde das vacas e dos ordenadores na hora do manejo.
Para obter um leite saudável e de qualidade, é preciso que as vacas estejam em ótimas condições de saúde. Para issoo ordenhador deve estar sempre atento para sinais apresentados pelas vacas tais como: olhos fundos, pêlos arrepiados, diminuição da ingestão de alimentos, para da ruminação, queda na produção de leite e alteração na urina e nas fezes. Que podem ser sinais de algum problema de saúde.
Na ordenha, manual ou mecânica, o ordenhador deve lavar as mãos com água limpa, escovar as unhas para retirarsujidades dos leitos e, em seguida, aplicar uma solução desinfetante

●Existem dois tipos de ordenha:

● Ordenha Manual: ( este é o sistema mais antigo utilizado)em condições precárias de higiene, sem desinfectação do úbero, a utilização de panos sujos e pressão inadequada sobre os tetos favorecem a ocorrência de mastites infecciosas.

Fonte: ( pousadatavolaro.com.br)

● OrdenhaMecanizada: (a ordenha mecanizada possibilita a retirada do leite mais rápido que a ordenha manual), assim como a manual , sofre a influencia dos mesmos fatores, complicada pela utilização de copos de ordenhadeira contaminados; copos mal ajustados, velhos, sem flexibilidade ou deixados por muito tempo nos tetos, vácuo muito intenso ou irregular, pulsações muito rápidas ou deficientes por oscilações devoltagem traumatizam a glândula mamária, possibilitando a instalação de inflamações do tecido. Daí a importância da constante manutenção da ordenhadeira mecânica.

Fonte: ( arquivo pessoal)

●Preparação para ordenha

●Contenção das vacas
Geralmente as vacas são contidas com correntes ou canzil, sempre com muito cuidado para não causar stress.
As peias são pequenas cordas usadas...
tracking img