Trabalho lab sobre atrito - 9ºano CFQ

444 palavras 2 páginas
9.º ano- Ciências Físico-QuímicaS Data - - 20__
Trabalho Laboratorial n.º 1 Classificação: A
Turma 9º Rubrica do Professor: A Título: Fatores de que depende o atrito Nº Nome _______ Nº Nome _________ Nº Nome _________

Sempre que um objeto desliza sobre uma superfície surge o atrito. A interação entre a superfície e o objeto é traduzida pela força de atrito ( ). Quando ocorre apenas movimento de translação, esta caracteriza-se por atuar na direção do movimento do objeto, mas em sentido contrário e, por isso, a força de atrito é uma força resistente. A resistência que o ar oferece ao movimento é uma força de atrito.

QUESTÃO-PROBLEMA

De que depende a intensidade da força de atrito?

MATERIAIS
Paralelepípedos de madeira com superfície diferentes.
Dinamómetro
Massas marcadas
Balança
Fita métrica

PROCEDIMENTO

1 – Estuda a escala do dinamómetro, anota o valor do alcance e determina o valor da menor divisão.
2 – Coloca o paralelepípedo sobre uma mesa e adapta-lhe o dinamómetro/sensor.
3 – Exerce através do dinamómetro a força de intensidade mínima capaz de fazer mover o paralelepípedo. (Nesta situação, o movimento é retilíneo e uniforme, pelo que a força resultante é nula. Por isso, a intensidade da força que produz o movimento é igual à intensidade da força de atrito.)
4 – Regista a intensidade da força indicada no dinamómetro/sensor.
5 – Repete o procedimento anterior, fazendo mover o paralelepípedo nas suas diferentes superfícies.
6 – Sempre com a mesma face, repete os procedimentos 3 e 4, primeiro com uma massa marcada em cima do paralelepípedo, depois com duas massas marcadas e por último com três massas marcadas.
7 – Utilizando sempre a mesma face dos paralelepípedos, repete os procedimentos 3 e 4, primeiro com um paralelepípedo e depois com os dois

Relacionados